domingo, 8 de agosto de 2010

Livros de Jota Efegê





Livros de  Jota Efegê


Capa do livro 'Meninos, eu vi'

Capa do livro 'Meninos, eu vi'

Meninos, eu vi (Primeira edição em 1985)
As 116 crônicas publicadas em O Globo e no extinto O Jornal contam histórias da vida cultural brasileira narradas com a propriedade de quem as conheceu de perto. Numa passagem, o autor descreve como descobriu num jornal antigo a inscrição do menino Chico Anísio num campeonato de futebol de botão. Em outra, conta porque Carmen Miranda chorou em sua estreia no teatro.

Meninos, eu vi', de de Jota Efegê (pseudônimo de João Ferreira Gomes)


Figuras e coisas da música popular brasileira volume I
(Primeira edição em 1978)

Panorama do que foi escrito sobre música por Jota Efegê em sua passagem pela imprensa. O volume I apresenta 113 textos originalmente publicados em O Globo e nos extintos Revista da Semana , Revista de Música Popular , Singra e O Jornal . Casos sobre Ismael Silva, Dalva de Oliveira, Blecaute, Chiquinha Gonzaga, Orlando Silva e outros grandes nomes oferecem uma leitura prazerosa para pesquisadores, curiosos e fãs da música brasileira.

'Figuras e coisas da Música Popular Brasileira – vol 1′, de Jota Efegê (pseudônimo de João Ferreira Gomes)



Figuras e coisas da música popular brasileira volume II
(Primeira edição em 1980)

Este segundo volume traz 152 crônicas, que foram publicadas no Jornal do Brasil e em O Globo. Em um dos textos, o autor descreve como as bandas militares contribuíram para o sucesso de Pelo telefone – já considerado o primeiro clássico do samba.

'Figuras e coisas da Música Popular Brasileira – vol 2′, de Jota Efegê (pseudônimo de João Ferreira Gomes)



Figuras e coisas do carnaval carioca
(Primeira edição em 1985)

São 144 crônicas do jornalista publicadas originalmente no Jornal do Brasil , O Globo e nos extintos Correio da Manhã e O Jornal . Histórias de um cronista profundamente identificado com o Rio de Janeiro e sua festa maior, o carnaval. Numa passagem, Jota Efegê conta que o Cordão da Bola Preta, bloco carnavalesco tradicional do Rio, foi criado para enfrentar a polícia, que em 1918 avisou que fecharia todos os cordões do carnaval.

'Figuras e Coisas do Carnaval Carioca', de Jota Efegê (pseudônimo de João Ferreira Gomes)



Sobre o autor:


Jota Efegê (João Ferreira Gomes), jornalista, pesquisador, cronista, musicólogo e escritor, nasceu no Rio de Janeiro-RJ em 27/1/1902, e faleceu na mesma cidade em 25/5/1987.
Entre 1919 e 1920, escreveu para o Jornal das Moças. Por essa mesma época, colaborou com o jornal Idéia Nacional que, entre seus redatores, contava com Carlos Maul. Em 1928, ingressou no jornal carioca Diário da Noite, passando a auxiliar Eustórgio Wanderley, fazendo crônicas carnavalescas.
A partir de 1930, trabalhou no Diário Carioca, aí permanecendo até 1960, quando se aposentou. Paralelamente, colaborou nas revistas Carioca, Noite Ilustrada e no terceiro caderno de O Jornal. Em 1931 publicou O Cabrocha, livro de crônicas e reportagens sobre as gafieiras cariocas.
Depois de alguns anos de aposentadoria, voltou a atuar na imprensa carioca, como colaborador do Jornal do Brasil (1964-1967) e depois em O Globo.
A partir da década de 1960, tornou-se historiador de nossa música popular, publicando os livros Ameno Resedá, o rancho que foi escola, Rio de Janeiro, 1965; Maxixe — a dança excomungada, Rio de Janeiro, 1974; Figuras e coisas da música popular brasileira — vol. 1, Rio de Janeiro, 1978, e vol. 2, Rio de Janeiro, 1980; Figuras e coisas do Carnaval carioca, Rio de Janeiro, 1982; e Meninos, eu vi, Rio de Janeiro, 1985, sendo os quatro últimos coletâneas de trabalhos publicados em jornais.
Fontes: Dicionário Cravo Albin da MPB; Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.




--
Visite também nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=14404700
 
Para entrar em contato com a moderação envie email para:
moderacao-CantinhoDaLeitura@googlegroups.com
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
CantinhoDaLeitura@googlegroups.com
 
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
CantinhoDaLeitura-unsubscribe@googlegroups.com
 
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/CantinhoDaLeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário