quarta-feira, 10 de março de 2010

<CantinhoDaLeitura> CARTILHA "Plantas medicinais: da tradição à comprovação" <<REUPADO>>>

 

"Plantas medicinais: da tradição à comprovação"
 
 
» Dados do Ebook
Nome do livro: CARTILHA "Plantas medicinais: da tradição à comprovação"
Nome do Autor: Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Gênero: Saúde/Terapia alternativa
Ano de Lançamento: 2007
Editora: Universidade Estadual Paulista (UNESP)
 
» Uploader
♥ Amy ♥
 
» Sinopse
As plantas medicinais são usadas de diversos modos para cura de doenças, dores ou indisposições, mas elas podem ter efeitos tóxicos.



Recomenda-se a orientação especializada antes do seu consumo. O uso dos chás como "remédios naturais", inclusive, é prática corriqueira no Brasil, enraizado na crença de "o que é natural não faz mal".



A Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Botucatu, no Estado de São Paulo, desenvolveu uma cartilha que, além dos efeitos terapêuticos, divulga os efeitos tóxicos de diversas ervas.
 
» Comentários
Alunos produzem cartilhas sobre plantas medicinais ::: 17/12/2007


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente, 80% da população utiliza plantas medicinais no tratamento de problemas de saúde, porém nem sempre os produtos naturais são consumidos de maneira correta.
Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o uso seguro desse tipo de medicamento, o aluno Vinícius Andrade Arce Pais, do Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, desenvolveu a cartilha "Plantas medicinais: da tradição à comprovação", que contém descrição física, imagens, efeitos terapêuticos e adversos de 15 plantas medicinais. Além de um glossário com termos técnicos.
Segundo ele, a seleção do conteúdo ocorreu após entrevista realizada na Unidade Básica de Saúde do distrito de Rubião Júnior. "Eu identifiquei as plantas que as pessoas disseram utilizar mais. Das 22 citadas, eu escolhi 15, algumas, inclusive, pelo fato de não estarem sendo usadas de forma correta pela população", explica Pais.
Já a aluna Gisele Aparecida Dionísio, também do curso de Ciências Biológicas do IB, elaborou material que enfocou as plantas medicinais e a hipertensão arterial.
A cartilha produzida por ela, com a colaboração da estudante Luciana Maria Feliciano, aborda as origens desse problema de saúde, fatores relacionados como idade, diabetes e tireóide, os tipos de tratamento não-medicamentosos e medicamentosos.
Na publicação, ainda foi realizada uma introdução sobre plantas medicinais com linguagem de fácil compreensão para o público em geral.
A cartilha possui nove espécies de plantas, sendo apresentados os nomes científico e popular, a família, a parte usada, a ação e contra-indicação. Além do boldo, que aparece como uma advertência porque foi citado pelas pessoas como eficaz no tratamento da pressão alta, apesar de, segundo Gisele, possuir efeito contrário.
Para a produção do material, inicialmente, foram utilizados dois questionários. O primeiro, que possuía perguntas referentes ao estilo de vida, história médica e predisposição genética, foi aplicado a 40 freqüentadores do Centro de Saúde I.
Já o outro, foi respondido por 40 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Américo Virgínio dos Santos. Nesse caso, as questões abordaram o conhecimento dos estudantes em relação às plantas medicinais e à hipertensão arterial, e também identificaram se algum membro da família dos alunos apresentava esse problema de saúde e o interesse dos mesmos em saber mais sobre essa doença.
Os resultados obtidos foram que 67,5% dos entrevistados do posto de saúde são hipertensos e, deste total, 37% fazem uso ou já utilizaram plantas medicinais como auxiliares no tratamento.
No caso dos alunos, apesar de 82,5% afirmarem que possuem familiares que apresentam pressão alta, 65% não souberam definir o que é essa doença. Sobre as plantas medicinais, 70% disseram conhecer no mínimo uma delas.
Gisele destaca que a intenção é que a cartilha seja útil tanto para as escolas como para a comunidade. "A expectativa é que o material facilite aos professores a inclusão do tema educação para a saúde na sala de aula e também desperte a atenção da comunidade na utilização das plantas como método alternativo ao tratamento de hipertensos".
Os dois trabalhos tiveram orientação da docente Maria José Queiroz de Freitas Alves, do Departamento de Fisiologia, e co-orientação do professor Renato Eugênio Diniz, do Departamento de Educação.
Além da Unidade Básica de Saúde de Rubião Júnior e do Centro de Saúde I, as bibliotecas da Unesp de Botucatu e das escolas estaduais também deverão receber um exemplar de cada cartilha.
Mas, de acordo com os alunos do IB, a idéia é ampliar a distribuição e atingir um maior número de pessoas. Para tal, eles pretendem buscar apoio no início do próximo ano.



Adriana Donini
Assessoria de Comunicação e Imprensa do IB
aci@ibb.unesp.br
 
» Tutoriais Recomendados
 
 
 
»Informações
Nº de páginas: 12
Tamanho: 8 MB
Formato: Rar
»Senha
Senha Indisponível ou desnecessária
»Download
Megaupload ON
RapidShare ON
SendSpace ON
 
 
BestUnioM.Net
www.bestuniom.net
Maior warez do Brasil!
Procurar
♥ Amy ♥

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário