2009
Vol. 14, No 2 (2009)
Cienc. Cogn., Vol. 14(2), julho, 2009 - Volume Completo (298 pp. - 4,3 Mb)
ARTIGOS CIENTÍFICOS ORIGINAIS
Psicologia Experimental
Successive identity matching to sample tests without reinforcement in Cebus apella
Testes sucessivos de pareamento ao modelo por identidade sem reforçamento em Cebus apella
Ana Leda de F. Brino, Olavo de F. Galvão, Romariz da S. Barros
Psicologia Genética / Epistemologia / Educação
Modelos de significação construídos por adultos em problemas de soma e subtração
Signification models constructed by adults in addition and subtraction problems
João Alberto da Silva
Educação Especial / Psicologia
Síndrome de Down: estudo exploratório da memória no contexto de escolaridade
Down Syndrome: exploratory study of memory in the context of education
Susana C. Lima, Cândida Sousa, Rafael B. Leite, João C. Alchieri, Regia H. Silva, Fabíola S. Albuquerque
Neuropsicologia / Psicopedagogia
A proposal for neuropsychological rehabilitation through the program of instrumental enrichment (FIE)
Roberta C. R. Corrêa
Ergonomia Cognitiva / Engenharia do Conhecimento / Filosofia do Conhecimento
Percepção e trabalho na fenomenologia de Merleau-Ponty
Perception and work in the Merleau-Ponty's Phenomenology
Gilbert Cardoso Bouyer
Letras / Linguística
A cognição situada e o conhecimento prévio em leitura e ensino
Situated cognition and previous knowledge in reading and teaching
Ana Flávia L. M. Gerhardt, Camila de F. de Albuquerque, Igor de S. Silva
Educação / Matemática
Pre-school teachers' learning: possibilities from an exploration-investigation in Geometry
Maiza Lamonatoa, Cármen Lúcia Brancaglion Passos
Psicologia
Terapia profunda e atratores de segunda ordem
Deep Therapy and second order attractors
Francisco A. P. Fialho, Ermelinda G. F. Silveira
Psicologia / Direito
Intervenção Psicológica Focal em Adolescentes autores de Ato Infracional
Focal Psychological Intervention in Teenagers Presenting Offensive Behavior
Larissa S. da Costa, Maria Cristina N. Carvalho, Tiago Rafael Wentzel
Educação / Ensino de Ciências
A prática docente no 1º ano do ensino fundamental e o ensino de ciências: um estudo de caso
The teaching practice in first year of basic education and the teaching of science: a case study
Carlos Toscano, Heloisa T. I. Saito
Ensino de Ciências / Educação
Conceptual maps and V diagrams: as teaching, learning and evaluation tools in technical courses
Sabrina M. V. Pacheco e Felipe Damasio
Educação / Ensino de Ciências
The training for science teaching in pedagogy's curricula of public colleges in São Paulo state
Daniel Fernando B. Ovigli, Monike Cristina S. Bertucci
Psicologia da Educação / Informática
Descrição e classificação de interações sociais virtuais no jogo The Sims®
Description and classification of virtual social interactions on The Sims ® game
Samira B. Saleme, Sávio S. de Queiroz
Psicologia Social
Crenças estereotipadas acerca de atletas que sofreram lesões
Stereotypes of the athletes who has suffered injuries
Verena de M. Freire, Marcos Emanoel Pereira
Educação / Psicologia
mobilização conceitual sobre animais
The use of conceptual mapping in learning projects: an evaluation with quantitative and qualitative parameters of the
conceptual mobilization on animals' subject
Júlio César C. Razera, Oscar V. M. Mendes, Ana Cristina S. Duarte, Marluce G. Barretto
ARTIGO DE REVISÃO
Educação / Neurociências
Uma Perspectiva Autodeterminada da Motivação para Aprender Língua Estrangeira no Contexto Escolar
A self-determined perspective of the motivation for foreign language learning in the school context
Ana Raquel A. Cavenaghi
ENSAIOS ACADÊMICOS
Filosofia / Filosofia da Mente / Ciência da Cognição
Chalmers e Searle nos estudos da consciência: algum avanço?
Chalmers and Searle in studies of consciousness: an advance?
Rodrigo Canal e João Antonio de Moraes
Psicologia da Educação
Auto-regulação da aprendizagem
Self-regulation of learning
Luiz Gustavo Lima Freire
Vol. 14, No 1 (2009)
Vol. 14(1), março, 2009 - Completo (318 páginas)
Editorial
Expediente / Nominata de Pareceristas
Psicologia / Neurociências / Ciências da Cognição
Memória visual e tátil-cinestésica para estimativas de comprimento e área
Paula Mariza Z. Alliprandini, Andrea de Paula, Ricardo Tadeu S. Barcellos
Filosofia da mente / Epistemologia / Neurociências
O método interdisciplinar de investigação da consciência consciente de si
Everaldo Cescon
Psicologia do Desenvolvimento / Educação
O jogo de regras como recurso para avaliação e intervenção: um estudo piagetiano com adolescentes
Claudimara C. Santos, Antonio Carlos Ortega
Ensino de Ciências / Psicologia da Aprendizagem
A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química
Rita de Cássia Suart, Maria Eunice R. Marcondes
Educação / Ciências da Cognição
A expressividade do professor universitário como fator cognitivo no ensino-aprendizagem
Naymme Barbosa; Elione Soraia Cavalcanti; Eliene A. L. Neves;Tânia A. Chaves; Francisco Ângelo Coutinho;
Eduardo F. Mortimer
Educação / Ciências da Cognição
Observação das evidências cognitivas de aprendizagem motora no desempenho de jovens violonistas
monitoradas por EEG: um estudo piloto
Ana Clara Bonini-Rocha, Marilda Chiaramonte, Milton Zaro, Maria Isabel Timm e Daniel Wolff
Ensino de Ciências
Analogias em livros didáticos de Química: um estudo das obras aprovadas pelo PNLEM 2007
Wilmo E. Francisco Junior
Ensino de Ciências / Biologia
Utilização do jogo Super Trunfo árvores brasileiras como instrumento facilitador no ensino dos biomas brasileiros
Alisson R. Canto e Marcelo Augusto Zacarias
Educação / Ensino de Ciências
A educação profissional de nível técnico de automobilística do Centro Federal de Educação Tecnológica
Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ): um olhar curricular para as questões ambientais
Jorge Luiz S. de Lemos, Sidnei Q. M. Leite, Marco Antonio F. da Costa
Epistemologia / Psicologia / Ensino de Ciências
Acerca dos possíveis compromissos entre as obras de Gaston Bachelard e de Jean Piaget
Marcelo Leandro Eichler
Linguística / Psicanálise
Reflexões sobre palavra, sentido e memória em Freud e Saussure
Coraci Helena do Prado
Ciências da Cognição / Psicologia Cognitiva / Filosofia da mente
Inteligência Artificial e Pensamento: redefinindo os parâmetros da questão primordial de Turing
Diego Zilio
Ciências da Cognição / Engenharia do Conhecimento / Ciência da Computação
Erros Humanos: considerações sob um ponto de vista cognitivo aplicado a processos criativos de negócios
Antonio C. Gomes Filho, Tarcisio Vanzin, Fernando Antonio Forcellini
Ciências da Cognição / Gestão Organizacional / Engenharia de Produção
A necessidade de contribuições da Ciência Cognitiva para o aumento da produtividade do trabalho humano
nas organizações
Thaís Spiegel, Vinícius C. Cardoso
Saúde Coletiva / Psicologia / Psiquiatria
A sexualidade negada do doente mental: percepções da sexualidade do portador de doença mental
por profissionais de saúde
Patrícia Francisca de Brito, Cleide C. de Oliveira
Educação / Antropologia do Conhecimento / Ciências da Cognição
Cognição e Valores: dois aspectos da educação
Rita de Cássia R. Voss
Educação / Psicologia da Educação
Processos cognitivos como elementos fundamentais para uma educação crítica
Ruben de O. Nascimento
Psicologia / Educação
Modelos Organizadores, sujeito e educação: considerações a partir do pensamento complexo
Leonardo L. de Souza
Ensino de Ciências / Biossegurança
Reflexões sobre conceitos estruturantes em biossegurança: contribuições para o ensino de ciências
Maria Eveline de C. Pereira, Marco Antonio F. da Costa, Maria de Fátima B. da Costa e Claudia Jurberg
RESENHAS
Psicologia
Problemas Psicossociais. Análise de Produção
Maria Helena M. A. Oliveira
Educação / Literatura
Entre o texto e sua pluralidade, o mediador
Flávia B. Ramos
2008
Vol. 13, No 3 (2008)
Ciências & Cognição, Volume 13, Número 3, nov., 2008.
VOL. 13 (3)- COMPLETO - (342 pp - 7,56 M)
NOMINATA DE PARECERISTAS / SUMÁRIO
EDITORIAL
Maurício Aranha
ARTIGOS
Neurociências / Psicanálise
Perspectivas sobre o projeto de constituição da Neuropsicanálise: um olhar crítico
A critical regard about the neuropsychoanalysis project
Estevão M. Guerra e José Ignacio T. Xavier
Secretaria Estadual de Saúde doRio de Janeiro
Neuropsicologia / Educação
Avaliação do desempenho escolar em matemática de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): um estudo piloto
Assessment of academic performance in mathematics for children with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD): a pilot study
Marisa Vital e Izabel Hazin
Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Psicologia da Educação / Psicometria.
Avaliação da validade e fidedignidade do instrumento crenças de estudantes sobre ensino-aprendizagem (CrEA)
Psychometrical proprieties of teaching and learning student's beliefs scale
Cristiano Mauro A. Gomes, Oto Borges
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Psicologia / Saúde Coletiva
Significações e subjetividade em mulheres portadoras de transtornos alimentares
Meanings and subjectivity in women suffering from eating disorders
Joana M. de Mattos, Leila S. de Almeida
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Educação em saúde / Odontologia Social
Associação entre as características do profissional do ensino fundamental e seus conhecimentos em saúde bucal
Association between the elementary teaching professionals' characteristics and their knowledge in oral health
Rita de Cássia A. D. M. Vellozo, Dagmar de P. Queluz, Fábio Luiz Mialhe, Antonio Carlos Pereira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Educação / Ensino de Ciências
A dinâmica de resolução de problemas: analisando episódios em sala de aula
The dynamic of problem solving: Analyzing episodes in the classroom
Wilmo Ernesto Francisco Jr., Luiz Henrique Ferreira, Dácio R. Hartwig
Universidade Estadual pauista (UNESP), Universidade Federal de São Carlos ( UFSCar)
Ensino de Ciências / Educação
Inserção dos centros e museus de ciências na educação: estudo de caso do impacto de uma atividade museal itinerante
Insertion of the centers and science museums in education: a case study of the impact of an itinerant museal activity
Grazielle R. Pereira, Maura V. Chinelli e Robson Coutinho-Silva
Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Ensino de Ciências / Educação
Afetividade, motivação e construção de conhecimento científico nas aulas desenvolvidas em ambientes naturais
Affect, motivation and scientific knowledge build up in science classes developed in natural environment
Tatiana Seniciato e Osmar Cavassan
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Comunicação Social / Propaganda
Aspectos cognitivos da percepção na propaganda
Cognitive Aspects of Advertising Perception
Leandro Leonardo Batista, Carla Daniela R. Rodrigues, Janaína G. Brizante, Reginaldo Franchesci
Universidade de São Paulo (USP)
Comunicação Social / Psicologia Sociocognitiva
Mídia e referências: um estudo sobre interações e efeitos
Media and references: a study about interactions and effects
Leandro Leonardo Batista, Francisco Leite, Renato de F. Cavalheiro
Universidade de São Paulo (USP)
2004
Vol. 2 (2004)
Cien. Cogn., Ano I, Vol. 02, jul/2004
- Um novo olhar sobre a escrita: A contribuição das Ciências Cognitivas e da Semiótica para o desenvolvimento de uma Ciência da Escrita.- A reconfiguração do gesto de leitura e leitor nos textos narrativos mediados pela tecnologia dos Jogos Eletrônicos.
- Etiologia das alucinações.
- Desenvolvimento Sustentado e Consciência Ambiental: Natureza, Sociedade e Racionalidade.
- A influência da baixa estatura sobre as representações psicossociais e a utilização do hormônio do crescimento.
- Desenvolvimento Sexual e Cognitivo das Portadoras da Síndrome de Turner.
Vol. 1 (2004)
Cien. Cogn., Ano I, Vol. 01, mar/2004
- As Metamorfoses do Texto: as tecnologias de comunicação na construção de gêneros literários e processos cognitivos.- Memória Discursiva: sentidos e significações nos discursos religiosos da TV.
- O Advento dos Ciborgues.
- Homem e Natureza: Cognição e Vida como elos indissociáveis.
- Alguns aspectos da religião na psicologia analítica.
- Envelhecimento, Estresse e Sociedade: - Uma Visão Psiconeuroendocrinológica.
- Aspectos Fisiológicos, Cognitivos e Psicossociais da Senescência Sexual.
____________________________________________________________________________________________
Endereço para Correspondência:
Revista Ciências & Cognição - A/C Prof. Dr. Alfred Sholl Franco
Sala G2-032, Bloco G, CCS. Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. UFRJ.
Av. Carlos Chagas Filho S/N - Cidade Universitária
Ilha do Fundão - Rio de Janeiro, RJ 21.941-902, Brasil.
Fone: 55-021-2562-6562.
Para o envio de sugestões, reclamações e outras informações entre em contato com:
- Editoria (Editores-chefes) - revista@cienciasecognicao.org (alternativos: revista@cienciasecognicao.com.br / cienciasecognicao@gmail.com)
- Assessoria de Imprensa - assessoria@cienciasecognicao.com.br
Cien. Cogn. é a abreviatura do título da revista para ser usada em referências, bibliografias, notas de rodapé e legendas bibliográficas.
Copyright: O copyright pertence ao Instituto de Ciências Cognitivas (ICC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário