sábado, 6 de março de 2010

Revista Ciência & Cognição

 

Revista Ciência & Cognição

2009

Ciências e Cognição

Vol. 14, No 2 (2009)

Cienc. Cogn., Vol. 14(2), julho, 2009 - Volume Completo (298 pp. - 4,3 Mb)

 

Editorial

 

ARTIGOS CIENTÍFICOS ORIGINAIS

 

Psicologia Experimental

Successive identity matching to sample tests without reinforcement in Cebus apella

Testes sucessivos de pareamento ao modelo por identidade sem reforçamento em Cebus apella

Ana Leda de F. Brino, Olavo de F. Galvão, Romariz da S. Barros 

 

Psicologia Genética / Epistemologia / Educação

Modelos de significação construídos por adultos em problemas de soma e subtração

Signification models constructed by adults in addition and subtraction problems

 João Alberto da Silva

 

Educação Especial / Psicologia

Síndrome de Down: estudo exploratório da memória no contexto de escolaridade

Down Syndrome: exploratory study of memory in the context of education

Susana C. Lima, Cândida Sousa, Rafael B. Leite, João C. Alchieri, Regia H. Silva, Fabíola S. Albuquerque 

 

Neuropsicologia / Psicopedagogia

Uma proposta de reabilitação neuropsicológica através do programa de enriquecimento instrumental (PEI)

A proposal for neuropsychological rehabilitation through the program of instrumental enrichment (FIE)

Roberta C. R. Corrêa

 

Ergonomia Cognitiva / Engenharia do Conhecimento / Filosofia do Conhecimento

Percepção e trabalho na fenomenologia de Merleau-Ponty 

Perception and work in the Merleau-Ponty's Phenomenology

Gilbert Cardoso Bouyer

 

Letras / Linguística

A cognição situada e o conhecimento prévio em leitura e ensino

Situated cognition and previous knowledge in reading and teaching

Ana Flávia L. M. Gerhardt, Camila de F. de Albuquerque, Igor de S. Silva

 

Educação / Matemática

Aprendizagens de professoras da educação infantil: possibilidades a partir da exploração-investigação em geometria

Pre-school teachers' learning: possibilities from an exploration-investigation in Geometry  

Maiza Lamonatoa, Cármen Lúcia Brancaglion Passos 

 

Psicologia

Terapia profunda e atratores de segunda ordem

Deep Therapy and second order attractors

Francisco A. P. Fialho, Ermelinda G. F. Silveira

 

Psicologia / Direito

Intervenção Psicológica Focal em Adolescentes autores de Ato Infracional  

Focal Psychological Intervention in Teenagers Presenting Offensive Behavior

Larissa S. da Costa, Maria Cristina N. Carvalho, Tiago Rafael Wentzel 

 

Educação / Ensino de Ciências

A prática docente no 1º ano do ensino fundamental e o ensino de ciências: um estudo de caso

The teaching practice in first year of basic education and the teaching of science: a case study

Carlos Toscano, Heloisa T. I. Saito

 

Ensino de Ciências / Educação

Mapas conceituais e diagramas V: ferramentas para o ensino, a aprendizagem e a avaliação no ensino técnico

Conceptual maps and V diagrams: as teaching, learning and evaluation tools in technical courses

Sabrina M. V. Pacheco e Felipe Damasio 

 

Educação / Ensino de Ciências

A formação para o ensino de Ciências Naturais nos currículos de Pedagogia das instituições públicas de

ensino superior paulistas

The training for science teaching in pedagogy's curricula of public colleges in São Paulo state

Daniel Fernando B. Ovigli, Monike Cristina S. Bertucci

 

Psicologia da Educação / Informática

Descrição e classificação de interações sociais virtuais no jogo The Sims®

Description and classification of virtual social interactions on The Sims ®  game

Samira B. Saleme, Sávio S. de Queiroz

 

Psicologia Social

Crenças estereotipadas acerca de atletas que sofreram lesões

Stereotypes of the athletes who has suffered injuries

Verena de M. Freire, Marcos Emanoel Pereira 

 

Educação / Psicologia

O uso de mapas conceituais em projetos de aprendizagem significativa: uma avaliação quali-quantitativa de

 mobilização conceitual sobre animais

The use of conceptual mapping in learning projects: an evaluation with quantitative and qualitative parameters of the

conceptual mobilization on animals' subject

Júlio César C. Razera, Oscar V. M. Mendes, Ana Cristina S. Duarte, Marluce G. Barretto 

 

ARTIGO DE REVISÃO

 

Educação / Neurociências

Uma Perspectiva Autodeterminada da Motivação para Aprender Língua Estrangeira no Contexto Escolar  

A self-determined perspective of the motivation for foreign language learning in the school context

Ana Raquel A. Cavenaghi

 

ENSAIOS ACADÊMICOS

 

Filosofia / Filosofia da Mente / Ciência da Cognição

Chalmers e Searle nos estudos da consciência: algum avanço?

Chalmers and Searle in studies of consciousness: an advance?

Rodrigo Canal e João Antonio de Moraes 

 

Psicologia da Educação

Auto-regulação da aprendizagem

Self-regulation of learning

Luiz Gustavo Lima Freire

Capa da revista

Vol. 14, No 1 (2009)


Vol. 14(1), março, 2009 - Completo (318 páginas)

Editorial


Expediente / Nominata de Pareceristas

Psicologia / Neurociências / Ciências da Cognição
Memória visual e tátil-cinestésica para estimativas de comprimento e área
Paula Mariza Z. Alliprandini, Andrea de Paula, Ricardo Tadeu S. Barcellos

Filosofia da mente / Epistemologia / Neurociências
O método interdisciplinar de investigação da consciência consciente de si
Everaldo Cescon

Psicologia do Desenvolvimento / Educação
O jogo de regras como recurso para avaliação e intervenção: um estudo piagetiano com adolescentes
Claudimara C. Santos, Antonio Carlos Ortega

Ensino de Ciências / Psicologia da Aprendizagem
A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química
Rita de Cássia Suart, Maria Eunice R. Marcondes

Educação / Ciências da Cognição
A expressividade do professor universitário como fator cognitivo no ensino-aprendizagem
Naymme Barbosa; Elione Soraia Cavalcanti; Eliene A. L. Neves;Tânia A. Chaves; Francisco Ângelo Coutinho;
Eduardo F. Mortimer

Educação / Ciências da Cognição
Observação das evidências cognitivas de aprendizagem motora no desempenho de jovens violonistas
monitoradas por EEG: um estudo piloto
Ana Clara Bonini-Rocha, Marilda Chiaramonte, Milton Zaro, Maria Isabel Timm e Daniel Wolff

Ensino de Ciências
Analogias em livros didáticos de Química: um estudo das obras aprovadas pelo PNLEM 2007
Wilmo E. Francisco Junior

Ensino de Ciências / Biologia
Utilização do jogo Super Trunfo árvores brasileiras como instrumento facilitador no ensino dos biomas brasileiros
Alisson R. Canto e Marcelo Augusto Zacarias

Educação / Ensino de Ciências
A educação profissional de nível técnico de automobilística do Centro Federal de Educação Tecnológica
Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ): um olhar curricular para as questões ambientais
Jorge Luiz S. de Lemos, Sidnei Q. M. Leite, Marco Antonio F. da Costa

Epistemologia / Psicologia / Ensino de Ciências
Acerca dos possíveis compromissos entre as obras de Gaston Bachelard e de Jean Piaget
Marcelo Leandro Eichler

Linguística / Psicanálise
Reflexões sobre palavra, sentido e memória em Freud e Saussure
Coraci Helena do Prado

Ciências da Cognição / Psicologia Cognitiva / Filosofia da mente
Inteligência Artificial e Pensamento: redefinindo os parâmetros da questão primordial de Turing
Diego Zilio

Ciências da Cognição / Engenharia do Conhecimento / Ciência da Computação
Erros Humanos: considerações sob um ponto de vista cognitivo aplicado a processos criativos de negócios
Antonio C. Gomes Filho, Tarcisio Vanzin, Fernando Antonio Forcellini

Ciências da Cognição / Gestão Organizacional / Engenharia de Produção
A necessidade de contribuições da Ciência Cognitiva para o aumento da produtividade do trabalho humano
nas organizações
Thaís Spiegel, Vinícius C. Cardoso

Saúde Coletiva / Psicologia / Psiquiatria
A sexualidade negada do doente mental: percepções da sexualidade do portador de doença mental
por profissionais de saúde
Patrícia Francisca de Brito, Cleide C. de Oliveira

Educação / Antropologia do Conhecimento / Ciências da Cognição
Cognição e Valores: dois aspectos da educação
Rita de Cássia R. Voss

Educação / Psicologia da Educação
Processos cognitivos como elementos fundamentais para uma educação crítica
Ruben de O. Nascimento

Psicologia / Educação
Modelos Organizadores, sujeito e educação: considerações a partir do pensamento complexo
Leonardo L. de Souza

Ensino de Ciências / Biossegurança
Reflexões sobre conceitos estruturantes em biossegurança: contribuições para o ensino de ciências
Maria Eveline de C. Pereira, Marco Antonio F. da Costa, Maria de Fátima B. da Costa e Claudia Jurberg

RESENHAS

Psicologia
Problemas Psicossociais. Análise de Produção
Maria Helena M. A. Oliveira

Educação / Literatura
Entre o texto e sua pluralidade, o mediador
Flávia B. Ramos

2008

Capa da revista

Vol. 13, No 3 (2008)

Ciências & Cognição, Volume 13, Número 3,  nov., 2008.

VOL. 13 (3)- COMPLETO - (342 pp - 7,56 M)

NOMINATA DE PARECERISTAS / SUMÁRIO

EDITORIAL

Maurício Aranha

 

ARTIGOS

 

Neurociências / Psicanálise

Perspectivas sobre o projeto de constituição da Neuropsicanálise: um olhar crítico

A critical regard about the neuropsychoanalysis project

Estevão M. Guerra e José Ignacio T. Xavier

Secretaria Estadual de Saúde doRio de Janeiro

 

Neuropsicologia / Educação

Avaliação do desempenho escolar em matemática de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): um estudo piloto

Assessment of academic performance in mathematics for children with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD): a pilot study

Marisa Vital e Izabel Hazin

Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 

Psicologia da Educação / Psicometria.

Avaliação da validade e fidedignidade do instrumento crenças de estudantes sobre ensino-aprendizagem (CrEA)

Psychometrical proprieties of teaching and learning student's beliefs scale

Cristiano Mauro A.  Gomes, Oto Borges

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

 

Psicologia / Saúde Coletiva

Significações e subjetividade em mulheres portadoras de transtornos alimentares

Meanings and subjectivity in women suffering from eating disorders

Joana M. de Mattos, Leila S. de Almeida

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 

Educação em saúde / Odontologia Social

Associação entre as características do profissional do ensino fundamental e seus conhecimentos em saúde bucal

Association between the elementary teaching professionals' characteristics and their knowledge in oral health

Rita de Cássia A. D. M. Vellozo, Dagmar de P. Queluz, Fábio Luiz Mialhe, Antonio Carlos Pereira

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

 

Educação / Ensino de Ciências

A dinâmica de resolução de problemas: analisando episódios em sala de aula

The dynamic of problem solving: Analyzing episodes in the classroom

Wilmo Ernesto Francisco Jr., Luiz Henrique Ferreira, Dácio R. Hartwig

Universidade Estadual pauista (UNESP), Universidade Federal de São Carlos ( UFSCar)

 

Ensino de Ciências / Educação

Inserção dos centros e museus de ciências na educação: estudo de caso do impacto de uma atividade museal itinerante

Insertion of the centers and science museums in education: a case study of the impact of an itinerant museal activity

Grazielle R. Pereira, Maura V. Chinelli e Robson Coutinho-Silva

Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 

Ensino de Ciências / Educação

Afetividade, motivação e construção de conhecimento científico nas aulas desenvolvidas em ambientes naturais

Affect, motivation and scientific knowledge build up in science classes developed in natural environment

Tatiana Seniciato e Osmar Cavassan

Universidade Estadual Paulista (UNESP)

 

Comunicação Social / Propaganda

Aspectos cognitivos da percepção na propaganda

Cognitive Aspects of Advertising Perception

Leandro Leonardo Batista, Carla Daniela R. Rodrigues, Janaína G. Brizante, Reginaldo Franchesci

Universidade de São Paulo (USP)

 

Comunicação Social / Psicologia Sociocognitiva

Mídia e referências: um estudo sobre interações e efeitos

Media and references: a study about interactions and effects

Leandro Leonardo Batista, Francisco Leite, Renato de F. Cavalheiro

Universidade de São Paulo (USP)


2004

Capa da revista

Vol. 2 (2004)

Cien. Cogn., Ano I, Vol. 02, jul/2004

- Um novo olhar sobre a escrita: A contribuição das Ciências Cognitivas e da Semiótica para o desenvolvimento de uma Ciência da Escrita.
- A reconfiguração do gesto de leitura e leitor nos textos narrativos mediados pela tecnologia dos Jogos Eletrônicos.
- Etiologia das alucinações.
- Desenvolvimento Sustentado e Consciência Ambiental: Natureza, Sociedade e Racionalidade.
- A influência da baixa estatura sobre as representações psicossociais e a utilização do hormônio do crescimento.
- Desenvolvimento Sexual e Cognitivo das Portadoras da Síndrome de Turner.
Capa da revista

Vol. 1 (2004)

Cien. Cogn., Ano I, Vol. 01, mar/2004

- As Metamorfoses do Texto: as tecnologias de comunicação na construção de gêneros literários e processos cognitivos.
- Memória Discursiva: sentidos e significações nos discursos religiosos da TV.
- O Advento dos Ciborgues.
- Homem e Natureza: Cognição e Vida como elos indissociáveis.
- Alguns aspectos da religião na psicologia analítica.
- Envelhecimento, Estresse e Sociedade: - Uma Visão Psiconeuroendocrinológica.
- Aspectos Fisiológicos, Cognitivos e Psicossociais da Senescência Sexual.

1 a 7 de 7 Itens    

____________________________________________________________________________________________

Endereço para Correspondência:

Revista Ciências & Cognição - A/C Prof. Dr. Alfred Sholl Franco
Sala G2-032, Bloco G, CCS. Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. UFRJ.
Av. Carlos Chagas Filho S/N - Cidade Universitária
Ilha do Fundão - Rio de Janeiro, RJ 21.941-902, Brasil.
Fone: 55-021-2562-6562.

Para o envio de sugestões, reclamações e outras informações entre em contato com:

Cien. Cogn. é a abreviatura do título da revista para ser usada em referências, bibliografias, notas de rodapé e legendas bibliográficas.

Copyright: O copyright pertence ao Instituto de Ciências Cognitivas (ICC).


Nenhum comentário:

Postar um comentário