(livro e cartilha)
De grão em grão – transgênico ou não – o cultivo da soja espalhou-se por todas as regiões do Brasil nas três últimas décadas. A abertura de novos mercados para a produção brasileira de grãos e o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) gerado pelo agronegócio têm sido apresentados à sociedade brasileira, pelos representantes das organizações da agricultura patronal e pela mídia, como um bem em si mesmo.
O presente estudo busca trazer à luz, para o debate público, os "custos invisíveis" do atual modelo agrícola, particularmente nas regiões Centro-Oeste e Norte. Sergio Schlesinger e Silvia Noronha
» Baixar o livro
» Baixar a cartilha
Sob os signos das bios – A Fundação Heinrich Böll junto com a ONG Ser Mulher publicam los livros o Signo das Bios. Voces críticas da Sociedade Civil (Vol. 1+2) e o Caderno Biopolítica, que tem como objetivo esclarecer e discutir temas como biotecnologia, patentes, bioética, biodiversidade, biopirataria, novas tecnologias genéticas e lei de biossegurança, entre outros.
» Download Sob o Signo das Bios. Voces críticas da Sociedade Civil - Vol. 2
O jogo das águas transfronteiriças – O Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos), em parceria com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e o vice-presidente do Parlamento do Mercosul, deputado dr. Rosinha, lançou no Congresso Nacional, em meados de junho, a publicação "O jogo das águas transfronteiriças no contexto da integração regional". O livro, que tem apoio da Fundação Heinrich Böll, trata do grave problema da água doce na América do Sul, numa perspectiva do projeto IIRSA (Iniciativa de Integração de Infra-Estrutura Regional Sul-Americana).
Download
A defesa incondicional da suposta sustentabilidade do etanol brasileiro em particular, e dos agrocombustíveis de modo geral, no contexto das crises mundiais - financeira, alimentar, energética e climática – impede o debate franco e, assim, o avanço de um processo de transição energética, necessário no caminho para uma sociedade mais adequada aos limites ecológicos do Planeta. A propaganda de mega-proporções do governo brasileiro, associada à indústria canavieira, no afã de conquistar mercados de exportação, lança mão de uma série de instrumentos e medidas paliativas, ou mesmo inócuas, para blindar o avanço do agronegócio da energia.
Nesta publicação, os elementos desta estratégia são desconstruídos enquanto via de solução real para os enormes desafios sociais e ambientais que se colocam, bem como de minimização efetiva dos impactos que já se verificam no território.
» Baixar o livro em português
» Baixar o livro em inglês
O grão que cresceu demais – Ao publicar este livro, a FASE pretende convidar a sociedade brasileira a debater um tema crucial para o futuro do nosso país. A expansão da soja nos interpela em diversas dimensões. Trata-se de um sistema de produção baseado em monoculturas, na concentração fundiária, no uso de agrotóxicos, fertilizantes, herbicidas e cada vez mais em transgênicos. Trata-se da aposta em um modelo de agricultura voltado para a exportação, que gera poucos empregos, que expulsa e esvazia a produção de alimentos voltada ao abastecimento do mercado interno, e cuja cadeia produtiva é cada vez mais dependente de grandes corporações transnacionais como a Cargill e Bunge. Trata-se de uma produção que gera divisas para equilibrar o saldo da balança comercial e, com isso, dar sustentação ao modelo econômico em curso.
Download
Nenhum comentário:
Postar um comentário