domingo, 8 de agosto de 2010

Cartilhas Pedagógicas



Cartilhas Pedagógicas

Cartilha Cultura de Paz - redes de convivência










-------------------------------------



Lia Diskin, autora da publicação desenvolvida pelo Senac, ressalta a importância da cartilha.

Aspectos conceituais e 10 ações permanentes desenvolvidas no Brasil com foco nos princípios e valores de uma Cultura de Paz formam o conteúdo da cartilha Cultura de Paz - redes de convivência, escrita pela Profa. Lia Diskin e publicada pelo Senac São Paulo. O lançamento ocorreu dia 27, durante o II Workshop de Mídia e Desenvolvimento em Debate, na 8ª Expo Brasil Desenvolvimento Local, no parque de convenções do Anhembi."

"Esta cartilha veio em um momento importante e aproveita a extraordinária capilaridade do Senac, sua credibilidade e vocação educativa", salienta Lia. Esta publicação s erá mais um instrumento de formação de lideranças e agentes de desenvolvimento local das comunidades em que o Senac atua, com distribuição gratuita e disponível para download pela internet nos sites da Palas Athena, do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz e do próprio Senac.

Cultura de Paz - redes de convivência compõe uma trilogia fundamental para o aprendizado e a disseminação destes conceitos. "Juntamente com as cartilhas Paz, como se faz? e Vamos ubuntar? cobrimos os aspectos conceituais e de práticas que já demonstraram dar resultados, criando e potencializando espaços e ações para o benefício de todos, indivíduos e comunidades", conclui a Profa. Lia Diskin.



Cartilha: Vamos Ububtar?



Nas páginas deste guia, de autoria de Lia Diskin, há sugestões para cultivar os princípios, diretrizes e valores da cultura de paz, sintonizadas com a grande sabedoria africana do conceito de Ubuntu: Somos o que somos por tudo aquilo que todos somos.

Esta publicação está disponível para download em:
http://unesdoc.unesco.org/images/0017/001785/178540por.pdf

Coleção Abrindo Espaços: educação e cultura para a paz UNESCO, com o apoio da Fundação Vale.



Cartilha: Paz, como se faz?

Semeando Cultura de Paz nas escolas

 










download imprimi

Essa cartilha, escrita por Lia Diskin e Laura Gorresio Roizman, tem como principal objetivo o desenvolvimento da criatividade, do diálogo e da aceitação do outro como estratégia educativa para a construção de uma Cultura de Paz. Para transformar os valores da Cultura de Paz em realidade na vida cotidiana, as autoras apostam na educação para criar e incentivar processos inclusivos na juventude.

A cartilha apresenta textos teóricos baseados nos quatro pilares da Educação do futuro - aprender a conhecer, a fazer, a viver junto e a ser - e nos seis princípios do Manifesto 2000 da UNESCO - respeitar a vida, ser generoso, ouvir para compreender, redescobrir a solidariedade, rejeitar a violência e preservar o planeta. Sugere também muitas atividades voltadas principalmente para o público jovem,como jogos, dinâmicas de grupo, espaço de leituras, artes manuais, discussão sobre os meios de comunicação e outros.







--
Visite também nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=14404700
 
Para entrar em contato com a moderação envie email para:
moderacao-CantinhoDaLeitura@googlegroups.com
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
CantinhoDaLeitura@googlegroups.com
 
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
CantinhoDaLeitura-unsubscribe@googlegroups.com
 
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/CantinhoDaLeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário