sexta-feira, 15 de agosto de 2025

{clube-do-e-livro} Karin Hueck - O lado sombrio dos contos de fadas: A Origem Sangrenta das Histórias Infantis - HarperCollins - mar. 2023 [Contos de fadas - História e crítica]




Karin Hueck - O lado sombrio dos contos de fadas: A Origem Sangrenta das Histórias Infantis - HarperCollins - mar. 2023 [Contos de fadas - História e crítica]

ATIRE A PRIMEIRA MAÇÃ ENVENENADA quem nunca torceu pelos três porquinhos, ou não odiou as irmãs maldosas de Cinderela, ou não chorou quando Bela Adormecida espetou o dedo na roca.
A não ser que você tenha sido criado em Marte, é provável que conheça cada detalhe desses enredos. Basta ouvir o "era uma vez" inicial para ser transportado para um mundo de magia com finais felizes.
Mas a verdade é que os contos de fadas nem sempre foram histórias agradáveis, polvilhadas com açúcar, como a casa de pão de ló de João e Maria.
Pelo contrário, as tramas originais eram recheadas de malvadezas: Cinderela foge do seu pai incestuoso. Chapeuzinho Vermelho come a carne de sua própria avó.
Bela Adormecida engravida após ser violentada pelo príncipe enquanto dormia. Branca de Neve é castigada a dançar com sapatos de ferro quente até morrer.
Em O lado sombrio dos contos de fadas, as histórias são apresentadas sem o embelezamento de Walt Disney. Através de uma profunda pesquisa sobre séculos de mitologia, folclore, lendas e costumes, a jornalista Karin Hueck investiga as origens dos contos, que se revelam cada vez mais reflexos obscuros da sociedade daqueles tempos.

Karin Hueck é jornalista e escritora, autora de livros de ficção e não ficção. Foi colunista do UOL, editora da revista  Superinteressante  e finalista do prêmio Esso. Em 2016, publicou  O lado sombrio dos contos de fadas , que foi vencedor do Prêmio Abril de Jornalismo 2017 e agora é relançado pela HarperCollins. Para escrever o livro, passou um ano na Alemanha pesquisando os contos. Entre 2018 e 2019, foi pesquisadora de política e gênero na Universidade Livre de Berlim. Também foi coautora de  Felicidade tem cor  (2016) e  Glück: o que um ano sabático nos ensinou sobre a felicidade  (2018).

--
--


De: Roseli Fuchs Botta 
--

--
--
Seja bem vindo ao Clube do e-livro
 
Não esqueça de mandar seus links para lista .
Boas Leituras e obrigado por participar do nosso grupo.
==========================================================
Conheça nosso grupo Cotidiano:
http://groups.google.com.br/group/cotidiano
 
Muitos arquivos e filmes.
==========================================================
 
 
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "clube do e-livro" em Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para clube-do-e-livro@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para clube-do-e-livro-unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com.br/group/clube-do-e-
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "clube do e-livro" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para clube-do-e-livro+unsubscribe@googlegroups.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/clube-do-e-livro/CAB5YKhmxOkHin5zAqBSYDjYoTvr0zpCepkxvpjETQ76U0mvXgQ%40mail.gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário