TRECHO:
1. Em busca da felicidade
Todos nós estamos à procura da felicidade, mas não sabemos o que é a verdadeira felicidade. Vemos tanta
propaganda sobre a felicidade mas, na prática, vemos tão poucas pessoas felizes. Isto porque poucos sabem
que a verdadeira felicidade está além das coisas temporárias. E é esta verdadeira felicidade que o Senhor K Ša
explica para Arjuna no
Bhagavad-g…t€
De modo geral, podemos perceber a felicidade através de nossos sentidos. Uma pedra, por exemplo, não
tem sentidos e, portanto, não consegue compreender o que é felicidade ou miséria. Uma consciência
desenvolvida pode perceber a felicidade e a miséria com mais intensidade do que uma consciência que ainda
não está desenvolvida. Por exemplo, as árvores têm consciência, mas esta ainda não está desenvolvida. Elas
vivem por muito tempo, sob todos os tipos de clima, mas lhes é impossível entender o que é a miséria. Se um ser
humano tivesse que ficar como uma árvore por apenas três dias, ou até menos, ele não seria capaz de tolerar. A
conclusão é que cada ser vivo sente felicidade ou miséria de acordo com o grau de desenvolvimento de sua
consciência.
A felicidade que experimentamos neste mundo material não é verdadeira felicidade. Se pudéssemos
perguntar a uma árvore se ela está se sentindo feliz, ela talvez respondesse: "Sim, sou muito feliz,
permanecendo aqui o tempo inteiro. Gosto muito do vento, da neve, etc". Talvez a árvore goste disto, mas
considera-se um padrão muito baixo de prazer para umser humano. Existem diferentes classes e graus de seres
vivos, e seus conceitos e percepções sobre felicidade também são de diferentes classes e graus. Talvez um
animal veja outro animal sendo abatido, ainda assim ele continuará pastando, pois ele não tem inteligência
para compreender que ele pode ser o próximo. Ele continua achando que é feliz, apesar dele poder ser morto
nomomento seguinte.
Existem diferentes graus de felicidade. E de todos, qual é o mais elevado? ®r… K Ša diz a Arjuna:
sukham €tyantikaˆ yat tad / buddhi-gr€hyam at…ndriyam
vetti yatra na caiv€yaˆ / sthita calati tattvataƒ
"Nesse estado de bem-aventurança ( ), a pessoa se situa em ilimitada felicidade espiritual e desfruta
sam€dhi
através de seus sentidos transcendentais. Nesse estado, ele nunca se afasta da verdade" ( 6.21).
Bhagavad-g…t€
quer dizer inteligência. Temos de ser inteligentes se queremos desfrutar. Os animais não têm
Buddhi
inteligência desenvolvida o bastante para poderem desfrutar a vida como os seres humanos. Todas os
membros do corpo e órgãos dos sentidos, tais como as mãos, o nariz e os olhos, podem estar presentes num
defunto, porém, ele não pode desfrutar. E por que não? A energia de desfrute, a centelha espiritual, partiu e,
portanto, o corpo não tem mais poder. Se pesquisamos melhor o assunto com um pouco de inteligência,
podemos compreender que não era o corpo que desfrutava mas sim a diminuta centelha espiritual que estava
dentro dele. Embora alguém pense que está desfrutando através de seus órgãos sensoriais, o verdadeiro
desfrutador é esta centelha espiritual. Essa centelha possui sempre a potência do prazer, mas isto não se
manifesta sempre por ela estar coberta pelo tabernáculo material. Talvez não estejamos cientes deste fato, mas
não é possível fazer o corpo experimentar o prazer sem a presença dessa centelha espiritual. Se oferecessem a
um homem o cadáver de uma bela mulher, será que ele iria aceitá-lo? Não, porque a centelha espiritual deixou
aquele corpo. Não só essa centelha desfrutava dentro do corpo, como também o mantinha. Quando tal
centelha vai-se embora, o corpo simplesmente começa a se deteriorar.
Podemos entender, então, que, se o espírito desfruta, ele deve ter seus próprios sentidos, caso contrário
como poderia desfrutar? Os confirmam que a alma espiritual, embora atômica em tamanho, é o
verdadeiro agente desfrutador. Não é possível medir a alma, mas isto não quer dizer que ela não tenha
tamanho. Pode nos parecer que certo objeto não seja maior que um simples ponto, que talvez não tenha
comprimento nem largura, mas quando o observamos em um microscópio, podemos ver o seu tamanho. Da
mesma forma, a alma tem suas dimensões, mas não conseguimos percebê-las. Um terno ou vestido são feitos
especialmente para se ajustarem ao corpo. A centelha espiritual tem de possuir forma, caso contrário, como é
que o corpo material cresce para acomodá-la? A conclusão é que a centelha espiritual não é impessoal. Ela é de
fato uma pessoa. Deus é realmente uma pessoa, e a centelha espiritual, sendo parte fragmentária dEle, também
é uma pessoa. Se o pai tem personalidade e individualidade, o filho também as tem. Assim, se o filho as tem,
Vedas
podemos concluir que o pai também deve tê-las. Portanto, como podemos nós, filhos de Deus, afirmar
nossas personalidade e individualidade e ao mesmo tempo negá-las em nosso Pai, o Senhor Supremo?
quer dizer que temos de transcender esses sentidos materiais antes que possamos apreciar a
At…ndriyam
verdadeira felicidade.
Os que aspiram pela vida
Ramante yogino 'nante saty€nanda-cid-€tmani: yog…s
espiritual também desfrutam, concentrando-se na Superalma interior. Se não existisse prazer, se não
existisse desfrute, por que, então, eles se submeteriam a tantos problemas para controlar os sentidos? Que
espécie de prazer os saboreiam se eles têm de se submeter a tantos problemas? Esse prazer é
— ilimitado. Como é isto? A alma espiritual é eterna, e o Senhor Supremo também é eterno. Portanto, a
reciprocidade de seus intercâmbios amorosos também deve ser eterna. Quem for deveras inteligente vai se
restringir do oscilante desfrute dos sentidos deste corpo material e fixar seu objeto de prazer na vida
espiritual. Sua participação com o Senhor Supremo na vida espiritual chama-se .
yog…s
ananta
r€sa-l…l€
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