Atenção: livro esgotado
Faça o download deste livro (em pdf) Borba, Marcelo de Carvalho e outros. Calculadoras Gráficas e Educação Matemática / Rio de Janeiro / MEM / USU, Editora Art Bureau, 1999. 136 p. (Reflexão em educação matemática. ISSN 0104-9720 - Matemática - Estudo e ensino.
Este livro surgiu de um curso concentrado ministrado junto ao Programa de Mestrado da Universidade Santa Úrsula (USU), RJ, RJ. Durante duas semanas em janeiro de 1998, estudantes regulares do programa, assim como alunos que cursaram a matéria como aluno especial visando um futuro ingresso no programa, vivenciaram aspectos teóricos e práticos relativos ao uso de Calculadoras Gráficas. Estes estudantes - em sua totalidade professores do ensino fundamental, médio ou universitário - vivenciaram discussões sobre as alterações que as novas tecnologias trazem para a dinâmica da sala de aula, para o próprio conhecimento que deve ser valorizado na sala de aula, assim como as alterações que este "novos atores tecnológicos" trazem para a prática profissional dos professores. Estas discussões se basearam em textos de autores estrangeiros e brasileiros que tenham desenvolvido pesquisas ou utilizado as novas tecnologias em sua prática educacional. Discutimos também rudimentos de metodologia qualitativa de pesquisa para que os participantes do curso pudessem ter uma perspectiva acadêmica dos diferentes artigos que estavam sendo lidos e debatidos. Em particular discutimos a visão de Cobb & Steffe sobre experimento de ensino, metodologia utilizada aqui no Brasil pelo Grupo de pesquisa GPIMEM para desenvolvimento de parte de suas pesquisas. Foram discutidas também questões relativas às pesquisas em sala de aula, onde foram citadas as pesquisas desenvolvidas pelo grupo acima citado.
Mas há sempre o perigo de que as discussões baseadas em textos possam ficar descoladas da prática da sala de aula, onde todos os participantes deste curso vivem no seu cotidiano. Neste sentido, questões práticas relativas às calculadoras gráficas, uma das novas tecnologias que permanecem em constante mudança, foram abordadas durante o curso. Os participantes do curso aprenderam a lidar com as Casio fx 8700 e Texas TI-82 e TI-92 e refletiram sobre a forma que estas calculadoras poderiam ser utilizadas em suas práticas profissionais. Vivenciaram também como que sensores como o CBR da Texas podem ser acoplados às calculadoras transformando de forma profunda as possibilidades de representação gráficas feitas do movimento de um objeto ou da própria pessoa que segura em sua mão a calculadora com este sensor. Foram propostos problemas a duplas de participantes do curso para que eles propusessem soluções e em uma segunda fase os participantes do curso estavam propondo problemas para o professor e para os seus colegas. Esta parte "prática" se tornou mais importante ainda visto que a maioria dos participantes não tinha experiência anterior com estas calculadoras e serviu como base para as reflexões sobre o uso da calculadora gráfica na sala de aula.
Diante deste caráter inicial das práticas com calculadoras gráficas no Brasil, as Professoras Doutoras Estela Kaufman Fainguelernt e Janete Frant propuseram a elaboração deste livro para esta série, de forma que fosse possível obtermos uma mostra de parte do trabalho que já é feito no Brasil. Baseado nisto estruturamos esta publicação com artigos inéditos e publicados recentemente. Iniciamos com um artigo original onde as calculadoras gráficas são descritas e é discutido o seu uso em alguns países do mundo e no Brasil. Em seguida são apresentados três trabalhos desenvolvidos por estudantes-professores da USU no curso acima referido para que o leitor possa ter uma amostra do que se pode ter como produto em um curso de curta duração. Finalmente são publicados artigos originais e já publicados na Revista de Educação Matemática da SBEM-SP e em Anais de um grupo de trabalho do ICME (International Congress of Mathematics Education) do PME (Conference of the International Study Group of the Psychology of Mathematics Education). Os artigos são de autoria de membros do GPIMEM e lidam fundamentalmente com funções enquanto tópico matemático.--
Visite também nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=14404700
Para entrar em contato com a moderação envie email para:
moderacao-CantinhoDaLeitura@googlegroups.com
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
CantinhoDaLeitura@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
CantinhoDaLeitura-unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/CantinhoDaLeitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário