O livro Águas Emendadas é uma obra lançada em comemoração aos 40 anos da Estação Ecológica de Águas Emendadas, uma área de 10.547 hectares, situada a nordeste do Distrito Federal, próxima à cidade de Planaltina/DF. Nela, encontra-se uma vereda de seis quilômetros de extensão, formada por um corredor de buritis. Na Estação estão representados, e muito bem preservados, diferentes ecossistemas do Cerrado.
Trata-se de uma publicação completa com estudos científicos, histórico, mapas, estatísticas e fotografias da fauna, flora, hidrografia e geologia da região. O livro é resultado de dois anos de trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Distrito Federal e Instituto Brasília Ambiental, em parceira com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Clique Aqui 37,3 mb
O livro APA de Cafuringa: a última fronteira natural do DF dá continuidade ao esforço de se estabelecer uma linha editorial, no âmbito da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal, sobre bacias hidrográficas e unidades de conservação. A primeira publicação da série foi o livro "Olhares sobre o Lago Paranoá", lançado em 2001.
A APA de Cafuringa abrange quase toda a região norte do Distrito Federal. É uma região montanhosa de enorme valor ecológico. As excepcionais condições ecológicas existentes ali apresentam características únicas da última fronteira natural do Distrito Federal. Denominação de ribeirão local, o nome Cafuringa, em seu sentido original, quer dizer coisa pouco importante, insignificante, o que não é o caso desse local.
Entre as principais fontes de informações sobre a qualidade ambiental estão os sentidos humanos. Para Brasília, o Lago Paranoá e seu caprichoso espelho d´água representa o mais completo sentimento da natureza dessa capital.
O livro Olhares sobre o Lago Paranoá é, sem dúvida, a mais bela obra já escrita na história de Brasília. Foi publicado em meio impresso e digital (internet) no ano de 2001 pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal e tem como organizador Fernando Oliveira Fonseca.
O livro nos alerta para o fato de que, passados mais de 40 anos de existência do Lago Paranoá, mais de 2 km² da superfície de água foram perdidos e milhares de metros cúbicos de água foram reduzidos em seu volume total, devido aos sedimentos trazidos pelas enxurradas.
O Sebrae do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, lançou, em 2007, o livro A Questão Ambiental no Distrito Federal que, além de permitir ao empresário brasiliense viabilizar seus investimentos e participar do processo de desenvolvimento sustentável do território onde atua, apresenta informações técnicas ambientais, envolvendo as estruturas geológica, geomorfológica, pedológica e hidrográfica, a cobertura vegetal do cerrado, com ênfase nas fitofisionomias do Distrito Federal, e discorre a respeito da fauna e da biodiversidade local.
Clique Aqui 2,6 mb
O Análise - Gestão Ambiental é um inventário sobre as práticas de gestão ambiental de 500 das mil maiores empresas do Brasil. As informações são resultado de um questionário com 50 perguntas respondidas individualmente por todas as companhias participantes.
Para dar uma dimensão da representatividade desta amostra, as empresas que responderam ao questionário faturam juntas aproximadamente 1 trilhão de reais por ano e empregam quase 2 milhões de pessoas. O que elas fazem e as decisões que tomam apontam para onde caminha o Brasil.
O anuário traz ainda um estudo sobre as práticas ambientais dos maiores bancos brasileiros e raio-X das mais importantes ONGs ambientais do país. Mais de 300 delas responderam a um questionário com 30 perguntas. Ainda nesta revista, um perfil de 142 dos mais influentes procuradores e promotores de meio ambiente em atuação em todo o território nacional.
Para completar, um estudo comparativo da legislação ambiental do Brasil com os demais países do BRIC e os integrantes do G-7.
A obra Fontes de Informação Jurídico-Ambiental: sítios, dicionários, bibliografias e outras referências para pesquisa, de autoria do professor Lucivaldo Vasconcelos Barros, foi lançada pela Editora Fórum no dia 9 de julho de 2007, por ocasião do Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídica, realizado em Brasília-DF.
Clique Aqui 1,6 mb
--
Visite também nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=14404700
Para entrar em contato com a moderação envie email para:
moderacao-CantinhoDaLeitura@googlegroups.com
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
CantinhoDaLeitura@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
CantinhoDaLeitura-unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/CantinhoDaLeitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário