domingo, 6 de junho de 2010

[Livros] - Uma Praga Rogada nas Escadas da Fôrca - Camilo Castelo Branco

 

» capa do livro

» dados do livro

Uma Praga Rogada nas Escadas da Fôrca - Camilo Castelo Branco

título: Uma Praga Rogada nas Escadas da Fôrca - Camilo Castelo Branco

título original: Uma Praga Rogada nas Escadas da Fôrca

autor: Camilo Castelo Branco

gênero: Romance

ano de lançamento: 1882

visitas: 105

 

Prólogo

Êste romance não deverá chamar-se "romance". Desde que esta palavra é o atilho onde se enfeixam as mentirosas invenções do escritor fantástico, não há história verdadeira que possa, como tal, recomendar-se com aquêle título.
Êstes acontecimentos, expostos aqui, segundo o formulário romântico, e afeiçoados às leis do estilo ro-mântico, são verdades que não deram brado, nem se agravaram na memória da geração que as viu e as não compreendeu.
Na vida moral da sociedade há fenômenos cuja causa ninguém estuda. No drama da família há lances que são do domínio público, e o público não pode, ainda que o tente, explicá-los. Nas atribuições individualíssimas do homem há fases extraordinárias de sofrimento, que esta sociedade de entranhas cruéis lhe recrimina, reputando-lhes efeitos neces-sários das causas, conseqüências do crime voluntário.
A sociedade, a família, e o homem expiam incessantemente a culpa do homem, da família e da sociedade. Opera-se uma contínua redenção do gênero humano. O homem é, desde o seu princípio, a vítima da culpa com o lábio colocado no cálice da agonia.
A vida sôbre a terra é uma interminável expiação. Eu pago pelos crimes do meu pai, meus filhos expiando meus crimes, e o último ser vivo da animalidade inteligente será o holocausto do primeiro homem criminoso. É forçoso recorrer ao inconcebível, ao sobrenatural, ao misticismo da providência oculta para compreender o que vulgarmente se diz "fatalidade".
Na história, que vai ser lida, é tão sensível esta necessidade, tão aterrado se sente o espírito diante de um fato consumado, que eu não tive escrúpulo religioso ou filosófico em subordinar um encadeamento de infortúnios de uma família à praga rogada nas escadas da fôrca.

» informações

» download com

Nº de páginas: 12

tamanho: 218 kb

formato: .pdf

idioma: Português

http://www.megaupload.com/?d=D2KZLVMU

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário