ao final do texto - e-books filosofia - Aristóteles - O mundo da experiência, as quatro causas, ética e política Por Antonio Carlos Olivieri* Em 1996, descobriu-se em Atenas, Grécia, o sítio arqueológico onde funcionou o Liceu - a escola fundada por Aristóteles (384-322 a.C.), para concorrer com a Academia, a escola anterior, fundada por seu antigo professor, Platão (427-347 a.C.). A fundação do Liceu não reflete nenhuma ingratidão do discípulo com seu mestre, que por sinal já havia morrido cerca de dez anos quando a escola aristotélica surgiu (336 a.C.). Aluno de Platão, a quem reconhecia o gênio, Aristóteles passou a discordar de uma idéia fundamental de sua filosofia e, então, o pensamento dos dois se distanciou. Talvez seja esse o ponto de partida para se falar da obra filosófica aristotélica. Platão concebia a existência de dois mundos: aquele que é apreendido por nossos sentidos - por assim dizer, o mundo concreto -, que está em constante mutação; e um outro mundo - abstrato -, o mundo das idéias, imutável, independente do tempo e do espaço, que nos é acessível somente pelo intelecto. O mundo da experiênciaPara Aristóteles, existe um único mundo: este em que vivemos. Só nele encontramos bases sólidas para empreender investigações filosóficas. Aliás, é o nosso deslumbramento com este mundo que nos leva a filosofar, para conhecê-lo e entendê-lo. Aristóteles sustenta que o que está além de nossa experiência não pode ser nada para nós. Nesse sentido, ele não acreditava e não via razões para acreditar no mundo das idéias ou das formas ideais platônicas. Porém, conhecer o mundo da experiência, "concreto", foi um desejo ao qual Aristóteles se entregou apaixonadamente. Assim, ele descreveu os campos básicos da investigação da realidade e deu-lhes os nomes com que são conhecidos até os nossos dias: lógica, física, política, economia, psicologia, metafísica, meteorologia, retórica e ética. Aliás, ele inventou também os termos técnicos dessas disciplinas e eles também se mantêm em uso desde então. Exemplos? Energia, dinâmica, indução, demonstração, substância, essência, propriedade, categoria, proposição, tópico, etc. O que é ser?Filósofo que sistematizou a lógica, Aristóteles definiu as formas de inferência que são válidas e as que não são, além de nomeá-las. Durante dois milênios, estudar lógica significou estudar a lógica aristotélica. Aristóteles aplicou a lógica, antes de mais nada, para responder a uma questão que lhe parecia a mais importante de todas: o que é ser?, ou, em outras palavras, o que significa existir? Primeiramente, o filósofo constatou que as coisas não são a matéria de que se constituem. Por exemplo, uma pilha de telhas, outra de tijolos, vigas e colunas de madeira não são uma casa. Para se tornarem casa, é necessário que estejam reunidas de um modo determinado, numa estrutura muito específica e detalhada. Essa estrutura é a casa; e os materiais, embora necessários, podem variar. Com o tempo, nosso corpo está em constante mutação - transforma-se da infância para adolescência, desta para a idade adulta e, finalmente, para a velhice. Nem por isso deixamos de ser nós mesmos. Da mesma maneira, um cão é um cão em virtude de uma organização e estrutura que ele compartilha com outros cães e que o diferencia de outros animais que também são feitos de carne, pelos, ossos, sangue... As quatro causasPara Aristóteles uma coisa é o que é devido a sua forma. Como, porém, o filósofo entende essa expressão? Ele compreende a forma como a explicação da coisa, a causa de algo ser aquilo que é. Na verdade, Aristóteles distingue a existência de quatro causas diferentes e complementares: Causa eficiente: o que fez a coisa? A construção. Causa formal: o que lhe dá a forma? A própria casa. Causa final: o que lhe deu a forma? A intenção do construtor. Embora Aristóteles não seja materialista (vimos que a forma não é a matéria), sua explicação do mundo é mundana, está no próprio mundo. Finalmente, para o filósofo, a essência de qualquer objeto é a sua função. Diz ele que, se o olho tivesse uma alma, esta seria o olhar; se um machado tivesse uma alma, esta seria o cortar. Entendendo isso, entendemos as coisas. Mas o pensamento aristotélico não se limitou a essa área da filosofia que podemos chamar de teoria do conhecimento ou epistemologia. Deixando de lado os domínios que deram origem a outras ciências e nos limitando à filosofia propriamente dita, Aristóteles ainda refletiu sobre a ética, a política e a poética (que, no caso, compreende não apenas a poesia, mas a obra literária e teatral). Ética e políticaNo campo da ética, segundo Aristóteles, todos nós queremos ser felizes no sentido mais pleno dessa palavra. Para obter a felicidade, devemos desenvolver e exercer nossas capacidades no interior do convívio social. Aristóteles acredita que a auto-indulgência e a autoconfiança exageradas criam conflitos com os outros e prejudicam nosso caráter. Contudo, inibir esses sentimentos também seria prejudicial. Vem daí sua célebre doutrina do justo meio, pela qual a virtude é um ponto intermediário entre dois extremos, os quais, por sua vez, constituem vícios ou defeitos de caráter. Por exemplo, a generosidade é uma virtude que se situa entre o esbanjamento e a mesquinharia. A coragem fica entre a imprudência e a covardia; o amor-próprio, entre a vaidade e a falta de auto-estima, o desprezo por si mesmo. Nesse sentido, a ética aristotélica é uma ética do comedimento, da moderação, do afastamento de todo e qualquer excesso. Para Aristóteles, é a ética que conduz à política. Segundo o filósofo, governar é permitir aos cidadãos viver a vida plena e feliz eticamente alcançada. O Estado, portanto, deve tornar possível o desenvolvimento e a felicidade do indivíduo. Por fim, o indivíduo só pode ser feliz em sociedade, pois o homem é, mais do que um ser social, um animal político - ou seja, que precisa estabelecer relações com outros homens. O papel da arteA poética tem, para Aristóteles, um papel importantíssimo nisso, na medida em que é a arte - em especial a tragédia - que nos proporciona as grandes noções sobre a vida, por meio de uma experiência emocional. Identificamo-nos com os personagens da tragédia e isso nos proporciona a catarse, uma descarga de desordens emocionais que nos purifica, seja pela piedade ou pelo terror que o conflito vivido pelas personagens desperta em nós. Tudo isso é, evidentemente, um resumo ultra-sintético do pensamento aristotélico. Sua obra é gigantesca, apesar de a maior parte dela ter se perdido ao longo dos tempos. O que chegou até nós corresponde a 1/5 de sua produção. São notas suas e de seus discípulos que passaram nas mãos de estudiosos da Antigüidade, da Idade Média (parte dos quais em países islâmicos), e que foram reorganizadas pela posteridade. Principalmente em função disso, a leitura de Aristóteles é difícil e seus textos não possuem a qualidade artística que encontramos nas obras de Platão. Para conhecer os aspectos relacionados às ciências na obra aristotélica clique aqui. Bibliografia
*Antonio Carlos Olivieri é escritor, jornalista e diretor da Página 3 Pedagogia & Comunicação. Fonte: UOL Educação e-books: - ARISTOTELES Pasta geral: individuais: http://www.4shared.com/document/tc0n0pO5/Aristoteles_-_A_politica.html http://www.4shared.com/file/TYncohYV/Aristoteles_-_A_Politica.html http://www.4shared.com/document/MatYKxH1/Aristoteles_-_Arte_poetica.html http://www.4shared.com/document/OksJuNTX/Aristoteles_-_Etica_a_Nicomaco.html http://www.4shared.com/document/9-lOXX-y/Aristoteles_-_Fisica__espanhol.html http://www.4shared.com/file/TJbD46FS/Aristoteles_-_Fisica.html http://www.4shared.com/file/k96qo18r/Aristoteles_-_La_Etica.html http://www.4shared.com/document/oB6iBmid/Aristoteles_-_La_tica.html http://www.4shared.com/document/rKiy6Wkl/Aristoteles_-_Metafisica__espa.html http://www.4shared.com/file/ZhSRGHtw/Aristoteles_-_Metafisica.html http://www.4shared.com/file/VHogikAG/Aristoteles_-_Sentido_Sensible.html http://www.4shared.com/document/lwZ1Mpc2/Aristoteles_-_Sobre_la_Interpr.html http://www.4shared.com/document/bh-yv-6H/Aristoteles_-_Topicos.html http://www.4shared.com/file/eXQNEE7J/Aristoteles_-_Topicos.html http://www.4shared.com/file/zRGhj15o/ARISTOTELES_Vol_I_-_Coleo_Os_P.html http://www.4shared.com/document/kzT-jO--/aristoteles_a_politica.html http://www.4shared.com/file/SVENE0ie/aristoteles_a_politica.html http://www.4shared.com/document/OuN1OASM/aristoteles_arte_poetica.html http://www.4shared.com/file/DBkJzZ3Y/aristoteles_arte_poetica.html http://www.4shared.com/document/xPXann_p/aristoteles_topicos.html http://www.4shared.com/file/Zwiy4cLQ/aristoteles_topicos.html http://www.4shared.com/file/rSNMAqYe/Aristteles_-_Moral.html http://www.4shared.com/document/NjhYJqrf/Aristteles_-_Os_Pensadores__vo.html http://www.4shared.com/document/293Jw5xt/Aristteles_-_Os_Pensadores_-_v.html http://www.4shared.com/file/YG_www-J/Aristteles_-_Politica.html http://www.4shared.com/file/EQxdyCze/Aristteles_-_Potica.html http://www.4shared.com/document/2gL0WCji/Aristteles_Potica.html http://www.4shared.com/file/FeepGeae/Aristteles_Retrica.html http://www.4shared.com/document/nMupX1Yy/aristteles_-_tica_a_Nicomaco.html http://www.4shared.com/document/EgtyxBpY/arte_potica_-_aristoteles.html http://www.4shared.com/document/HpgHjKH-/Cpia_de_arte_potica_-_aristote.html http://www.4shared.com/document/t7uNFbru/Entre_Aristteles_y_Kant__Axel_.html http://www.4shared.com/document/j76qjeU-/FILOSOFIA_-_A_Poltica_-_Aristt.html http://www.4shared.com/document/7Rg08a9l/La_Poltica_De_Aristteles_-Comp.html http://www.4shared.com/document/6cGQsRAX/La_tica_de_Aristteles__complet.html http://www.4shared.com/document/TnSvvAfI/La_tica_de_Aristteles_-complet.html http://www.4shared.com/document/xwBfMfgw/Lucas_Angioni_-_O_vocabulrio_d.html http://www.4shared.com/document/zV3JwYsL/Olavo_de_Carvalho_-_Aristteles.html http://www.4shared.com/document/o2XW5y6l/Olavo_de_Carvalho_-_Aristteles.html http://www.4shared.com/document/lUciCZMZ/Oswaldo_Porchat_-_Ciencia_e_di.html http://www.4shared.com/document/-VGDXUGO/Potica_-_Aristteles.html http://www.4shared.com/document/VM6cADft/Sir_David_Ross_-_Aristoteles__.html http://www.4shared.com/document/E-ayXdg5/UNED_-_Historia_de_la_Filosofa.html |
--
Visite também nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=14404700
Para entrar em contato com a moderação envie email para:
moderacao-CantinhoDaLeitura@googlegroups.com
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
CantinhoDaLeitura@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
CantinhoDaLeitura-unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/CantinhoDaLeitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário