terça-feira, 12 de outubro de 2010

{clube-do-e-livro} [Livros ** Loureiro] José Mauro de Vasconcelos

[http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Mauro_de_Vasconcelos]

Poderá "Arraia de Fogo" ser uma história sem aventurescas sensações, mas apenas obedeci ao que me pediu o coração.Ainda mais, quando a gente não pode dizer a verdade completa e conta algo semelhante à verdade, não está traindo a verdade.
***
Dos seus meses na Terra dos Homens sem Piedade, nas Terras Ensangüentadas, nos Garimpos onde viceja e jamais frutifica a Banana Brava, veio esse romance, rude, claro, luminoso de ver­dade natural, de grandeza humana e fabulosa. É a voz que conta a viagem estranha ao Mundo onde ainda vivem os Cavaleiros da Távola Redonda, com um programa sinistro de guerra, morte, abnegação e silêncio. Mundo limitado pelos grandes rios, pelas barreiras altas, pela floresta misteriosa, povoada de sonoridades apavorantes, inexplicadas e envolventes.
***
Nesta obra encontramos o relato sobre a vida nordestina, narra-nos os dramas e as alegrias de uma região assolada pela seca. Seu tema leva-nos à cidade de Macau que, até 1825, ficava na Ilha de Manuel Gonçalves, tendo sido mudada às pressas para o litoral, pois que a mesma estava afundando.
A principal figura do livro é Chicão, homem rude, afeito àquela vida, de seus amores com Joaninha Maresia, com seus tormentos e alegrias, e sua tragédia...
***
Este livro narra o apogeu e o declínio de uma grande propriedade rural. São quatro histórias que se entrelaçam, contando a vida de um sabiá, de um peixinho dourado, de um cavalo e de uma árvore.
***
O pequeno Zezé de Meu Pé de Laranja Lima agora tem quase 20 anos e vive a procura de si mesmo, porém só consegue escandalizar a cidade e ser visto como um vagabundo.
***
É a história de um moço que, desiludido e fatigado do ambiente dos grandes centros urbanos, ruma para o sertão goiano, onde os brancos e índios vivem misturados uns com os outros, quase em estado selvagem. Buscando, inquieto, recuperar energias e criar novo ânimo no convívio amigo das gentes simples e da terra rústica, o jovem acaba por verificar, desalentado, que lá, Longe da Terra, também há os mesmos problemas, a mesma incompreensão, as mesmas almas pequeninas e mesquinhas. Verdade é que o herói do livro, fugindo para onde quer que fosse, em qualquer parte sempre encontraria os mesmos problemas, sofreria as mesmas angústias, que não vêm do meio onde vive nem da gente que o cerca, mas parecem estar dentro de si mesmo.
***
Na obra, a pobreza, a solidão e o desajuste social vistos pelos olhos ingênuos de uma criança de seis anos. Nascido em uma família pobre e numerosa, Zezé é um menino especial, que envolve o leitor ao revelar seus sonhos e desejos, por meio de conversas com o seu pé de laranja lima, encontrando na fantasia a alegria de viver.
***
Pedro, um pintor solitário, há muito não produz um quadro. Em uma de suas freqüentes visitas í Praça da República, em São Paulo, descobre um magnífico palácio oculto onde vive um pequeno príncipe japonês chamado Tetsuo. O menino, acometido por uma doença incurável, descobre em Pedro um aliado de seu destino. O pintor começa a recriar em seu ateliê as paisagens e os elementos do misterioso mundo de seu sonho. E o faz com tal força e beleza que suas obras são consideradas dignas de uma exposição, reabrindo ao pintor as galerias de arte da cidade.
***
Jovens e adultos vão se emocionar com a história de Zé Orocó. José Mauro nos transporta para um mundo de emoção e sensibilidade. Zé Orocó é um homem simples que navega pelas águas do rio Araguaia com sua canoa Rosinha.
***
A obra retrata a infância com a narrativa de uma criança. Personagem fundamental e único capaz de narrar de forma real e lúdica o suficiente que a idade exige. o livro divide-se em três partes: "Os santos", "Os espelhos" e as "Guerras".
***
Zezé está de volta, aos dez anos, doutor nas artes das traquinagens, agora membro da família do seu padrinho médico. Apesar do conforto da nova vida em Natal, o menino não encontra o que procura: ternura e compreensão. Imaginativo, ele cria dois personagens que lhe dão o carinho ausente e lhe ensinam a aquecer o sol do próprio coração: o sapo Adão e o artista de cinema Maurice Chevalier. História que trata do amadurecimento, da passagem da infância para a adolescência com sensibilidade inconfundível do autor.
***
Apresenta a história do jovem recém chegado Diogo, novo delegado de algum lugar no interior de Goiás. E lá, entre diversos personagens, Diogo encontra Nina, que devido a um desgosto amoroso envereda pelo caminho da bebida.
***
O"Veleiro de Cristal", é uma casa de praia que Edu, garoto de treze anos, transforma em um mágico navio. Após sofrer uma delicada cirurgia, o menino de cabeça grande, aleijado e esquecido pelos familiares luta para superar as dificuldades, velejando nos mares da fantasia, do sonho e da imaginação com a querida tia Anna e os amigos: o tigre Gabriel, a coruja Mintaka e o sapo Bolitrô. História sensível, repleta de poesia que resgata o encontro das coisas mais singelas da vida.




--
Postado por M. Loureiro no Livros ** Loureiro em 10/12/2010 05:13:00 PM

--
Seja bem vindo ao Clube do e-livro
 
Não esqueça de mandar seus links para lista .
Boas Leituras e obrigado por participar do nosso grupo.
==========================================================
Conheça nosso grupo Cotidiano:
http://groups.google.com.br/group/cotidiano
 
Muitos arquivos e filmes.
==========================================================
 
 
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "clube do e-livro" em Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para clube-do-e-livro@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para clube-do-e-livro-unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com.br/group/clube-do-e-

Nenhum comentário:

Postar um comentário