quinta-feira, 24 de junho de 2010

XADREZ PRIMEIROS PASSOS - Augusto Tirado.txt

Xadrez: primeiros passos - módulo 1
Augusto Tirado e Wilson da Silva
Fundepar
19 edição
Curitiba
1994
Texto proveniente de:
Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná
http://www.pr.gov.br/bpp
e-mail
: braille@pr.gov.br
Permitido o uso apenas para fins educacionais de pessoas com
deficiência visual
Texto-base digitalizado pelos funcionários da Seção Braille da
Biblioteca Pública do
Paraná
Este material não pode ser utilizado com fins comerciais.
Xadrez: primeiros passos
-- Página 1
APRESENTAÇÃO
O Projeto "Ensino do Xadrez nas Escolas Públicas Estaduais",
promovido pela
FUNDEPAR/SEED, desenvolve-se em todo o Estado do Paraná através da
oferta de cursos
de capacitação de professores, da distribuição de tabuleiros e
jogos às escolas e, agora, por
meio da edição deste material instrucional.
Este livro, constituído de 3 MÓDULOS visa contribuir para que o
educador possa
organizar, na escola, um programa sistematizado com base numa
fundamentação teóricometodológica. Seus autores, conhecedores da área e experientes
professores do xadrez nas
escolas, basearam-se em experiências da Holanda e França, incluindo
nesta obra gravuras,
diagramas e muitos exercícios.
Por outro lado, este material pode ser considerado também um
instrumento de capacitação
à distância que irá responder a uma das preocupações
fundamentais do ensino na
atualidade: possibilitar ao aluno progredir segundo seu próprio ritmo
e motivação pessoal.
A diplomação para cada um dos módulos serve como incentivo ao
aprimoramento do
estudo e constitui um desafio para o alcance de etapas posteriores.
Por ser um trabalho inédito, servirá a todos aqueles que procuram
técnicas eficazes para a
transmissão do ensino do xadrez.
Mais uma vez, o Governo do Estado do Paraná investe em alternativas
que ajudam a
elevar a qualidade do ensino e a valorizar a escola pública.
Maurício Requião de Mello e Silva
-- Página 2
Este livro é dedicado à memória do professor Guilherme Lacerda
Braga Sobrinho,
benemérito do xadrez brasileiro e incentivador do ensino do xadrez nas
escolas do Paraná.
-- Página 4
A LENDA DE SISSA
Certa vez um sultão que vivia extremamente aborrecido ordenou que se
organizasse um
concurso, em que seus súditos apresentariam inventos para tentar
distraí-lo.
O vencedor do concurso poderia fazer qualquer pedido ao sultão,
certo de que seria
atendido. Estava de passagem pelo reino um sábio de nome Sissa.
Apresentou este ao sultão
um jogo maravilhoso que acabara de inventar: o xadrez.
Entusiasmado com o jogo, o sultão ofereceu ao sábio a escolha de
sua própria
recompensa.
- Que teus servos ponham um grão de trigo na primeira casa - disse
Sissa - dois na
segunda, quatro na terceira, oito na quarta, e assim sucessivamente,
dobrando sempre o
número de grãos de trigo até a sexagésima quarta casa do
tabuleiro.
O sultão concordou com o pedido, pensando que alguns sacos de trigo
bastavam para o
pagamento.
Sua alegria porém durou somente até que seus matemáticos
trouxeram os resultados de
seus cálculos. O número de grãos de trigo era praticamente
impronunciável.
Para recompensar Sissa seriam necessários exatamente
18.446.744.073.709.551.615 grãos
de trigo.
Observando a produção de trigo da época, seriam precisos 61.000
anos para o pagamento
de Sissa!
Incapaz de recompensar o sábio, o sultão nomeou Sissa
Primeiro-Ministro, retirando-se
em seguida para meditar, pois o xadrez ensinava a substituir o
aborrecimento pela
meditação.
-- Página 5
A ORIGEM DO XADREZ
A invenção do jogo de xadrez já foi atribuída a Chineses,
Egípcios, Persas, Árabes e,
quem diria, a Aristóteles e ao Rei Salomão. Porém a história
não confirma tais lendas.
Ao que tudo indica, o xadrez surgiu no norte da Índia, durante os
séculos V e VI da era
cristã. Nessa época não se chamava xadrez nem tinha a forma que
conhecemos hoje.
Evoluiu a partir de um jogo indiano chamado chaturanga, em que quatro
jogadores moviam
suas peças de acordo com o resultado de um dado arremessado. Os
movimentos das peças
não eram todos iguais aos do xadrez.
O chaturanga tornou-se mais popular quando se converteu num jogo para
dois adversários.
A Pérsia foi provavelmente a primeira nação a conhecê-lo e
quando sendo conquistada
pelos árabes, estes o levaram juntamente com a expansão do
Islamismo, até a Europa.
Com o advento da Renascença, o jogo de xadrez sofre as
alterações definitivas,
transformando-se em um jogo mais ágil. Novos poderes foram dados a
algumas peças
(dama, bispo, peões), nascendo assim, o xadrez moderno.
-- Página 6
Módulo 1
O Diploma do Peão
-- Página 7
INTRODUÇÃO
Aprender a jogar xadrez não é tão difícil quanto aparenta. É
claro que para se chegar entre
os melhores, assim como em todas as atividades, é necessário
dedicação e estudo.
O xadrez pode ser praticado por pessoas de qualquer idade. Um
enxadrista (jogador de
xadrez) pode começar a jogar quando garoto e seguir jogando até o
fim da vida.. Outro
ponto importante é que o xadrez não requer muitos equipamentos para
sua prática. Um jogo
de peças e tabuleiro é suficiente.
-- Página 8
ÍNDICE
MÓDULO 1
DIPLOMA DO PEÃO
O tabuleiro - 9
As peças - 10
Iniciando uma partida - 11
O Rei - 11
A Dama - 12
Xeque - 12
Xeque-mate - 13
Rei afogado - 13
Registro de uma posição - 14
Como anotar - 18
Condução do Rei para o xeque-mate (Rei, Dama x Rei) - 18
Captura de peças - 22
Condução do Rei para o xeque-mate(Rei, Torre x Rei) 22
O Bispo - 23
O Cavalo - 25
O Peão - 26
Promoção ou coroação - 28
En passant - 29
O Roque - 30
Roque pequeno - 30
Roque grande - 31
Teste do Peão - 37
Resposta dos exercícios - 43
-- Página 9
O TABULEIRO
A luta entre as peças é travada em um tabuleiro de 64 casas (8 x
8). Alternando casas
pretas com casa brancas
Diagrama 1
O diagrama 1 mostra o posicionamento do tabuleiro. A casa da direita
de cada jogador
deve ser branca.
Para ficar mais fácil a aprendizagem, vamos dividir o tabuleiro em
colunas, filas e
diagonais.
Colunas: Seqüência de casa verticais.
Filas: Seqüência de casas horizontais.
Diagonais: Seqüência de casas oblíquas em linha reta.
AS CASAS E SEUS NOMES
Todas as casas do tabuleiro possuem uma determinação específica
que é dada pelo
encontro de uma fila com uma coluna. As colunas recebem letras de a
até h e as filas são
numeradas de 1 a 8.
Exemplo: O encontro da coluna a com a fila 1 vai dar origem à casa
a1.
Diagrama 2
O diagrama 2 mostra o tabuleiro e a determinação das casas.
Coloque o tabuleiro na sua
frente (não esquecer que a casa branca deve ficar à sua direita). As
casas são denominadas
da esquerda para a direita e de baixo (mais próxima de você) para
cima. Desta maneira, a
primeira do lado esquerdo é a, em seguida b e, assim por diante, até
chegar na última casa
(isto é, a branca do lado direito) que é a h. E, a de baixo 1 , em
seguida 2, na vertical para
cima até chegar na mais próxima do seu companheiro que seria a 8.
-- Página 10
AS PEÇAS
Cada jogador inicia a partida com 16 peças. As brancas estão
situadas nas duas primeiras
filas (1 e 2) e as pretas nas duas últimas filas (7 e 8).
As peças são:
Torre - T
Cavalo - C
Bispo - B
Dama - D
Rei - R
Peão - P
A distribuição das peças é feita da seguinte forma: 2 torres 2 cavalos - 2 bispos - 1 dama
- 1 rei e 8 peões para cada jogador.
POSIÇÃO INICIAL
Quando vamos iniciar uma partida, as peças devem estar posicionadas
conforme o
diagrama 3.
Obs.: Na posição inicial a dama branca ocupa a casa branca e a
dama preta ocupa a casa
preta.
Diagrama 3
Fila 1:
casa a - torre branca (na primeira do lado esquerdo)
casa b - cavalo branco
casa c - bispo branco
casa d - dama branca
casa e - rei branco
casa f - bispo branco
casa g - cavalo branco
casa h - torre branca
Fila 2:
casas a, b, c, d, e, f, g, h - peões brancos
Fila 7:
casas a, b, c, d, e, f, g, h - peões pretos
Fila 8 (a mais próxima do seu opositor):
casa a - torre branca
casa b - cavalo branco
casa c - bispo branco
casa d - dama branca
casa e - rei branco
casa f - bispo branco
casa g - cavalo branco
casa h - torre branca
-- Página 11
Exercício 1
Pratique no seu tabuleiro indicando a localização das casas:
h1, d2, g3, b4, e4, c5, f6, d7, a8
Exercício 2
Na posição inicial, quais as casas ocupadas pelas seguintes
peças:
Rei branco:
Dama preta:
Bispos brancos:
INICIANDO UMA PARTIDA
Para começar a jogar xadrez, é preciso saber que:
- O primeiro lance corresponde às brancas.
- Os lances são alternados (para cada lance branco, um lance preto).
O REI
É a peça principal do jogo. O rei se movimenta para todos os
lados, de uma em uma casa.
Diagrama 5
No diagrama 5, o rei branco está na casa d5. Nesta situação o
rei pode ser movimentado
para c6, d6, e6, e5, e4, d4, c4 ou c5 (oito casas distintas). O rei
não pode ficar ao lado do rei
adversário, é considerado uma jogada impossível. Observando o
diagrama 5, caso o rei
preto estivesse na casa d7, as brancas jamais poderiam jogar o rei para
as casas c6, d6 ou e6
por estarem atacadas pelo rei preto.
-- Página 12
A DAMA
A dama movimenta-se em todas as direções quantas casas for
conveniente.
Diagrama 6
Se a dama estiver posicionada na d5, ela pode se deslocar, quantas
quiser, nas casas:
e5, f5, g5, h5
c5, b5, a5
d4, d3, d2, d1
d6, d7, d8
e4, f3, g2, h1
c4, b3, a2
c6, b7, a8
e6, f7, g8
A dama é uma peça muito poderosa pelo seu raio de ação. Na
posição do diagrama 6 a
dama ataca 27 casas simultaneamente. O seu raio de ação diminui a
medida que existam
casas em que ela ataque. Na posição inicial, por exemplo, a dama
possui o seu caminho
bloqueado por suas próprias peças.
XEQUE
Quando o rei está ameaçado por qualquer peça adversária,
dizemos que ele está em xeque.
Diagrama 7
No tabuleiro se encontram 3 peças: rei preto em c8, rei branco em e1
e dama branca em
c4.
Na posição acima, a dama estava em e2 e foi jogada para a casa c4,
deixando o rei
adversário em xeque (c8). Nesta situação, deve-se dizer ao
adversário a palavra xeque. Para
o jogador escapar do xeque basta movimentar o rei para uma casa que
não esteja sendo
atacada pela dama branca (b8, b7, d8, ou d7).
-- Página 13
XEQUE - MATE
O Xeque-mate é o ponto final de uma partida. Se o rei está em
xeque e não existem casas
para o rei ocupar que não estejam ameaçadas, então o rei está em
xeque-mate.
Diagrama 8
O diagrama 8 demonstra como é uma posição de xeque-mate. (o rei
branco está em c6, a
dama branca está em d7 e o rei preto está em d8). As brancas jogaram
a dama na casa d7 e
deram xeque-mate. A dama branca ataca o rei e todas as casas de fuga
(c8, c7, e8 e e7) e
não pode ser capturada, pois conta com a defesa do rei branco.
REI AFOGADO
Quando o rei não está em xeque e as casa que o cercam estão
ameaçadas, a partida está
empatada pois o rei está afogado.
Diagrama 9
No tabuleiro estão o rei branco em d1, a dama branca em g6 e o rei
preto em h8. Na
posição acima, o lance corresponde às pretas. O rei não está
em xeque e as casas g8, g7 e
h7 estão ameaçadas pela dama branca. Agora a partida está
empatada.
-- Página 14
REGISTRO DE UMA POSIÇÃO
À medida que uma partida vai se desenvolvendo, várias são as
posições que ficam sobre o
tabuleiro.
A anotação de uma posição pode ser feita da seguinte forma:
Primeiro: Para representar a peça utilizaremos a letra inicial da
peça.
Segundo: Ao lado da letra inicial da peça colocamos a casa em que
esta se localiza.
Diagrama 10
A posição do diagrama 10 pode ser descrita:
Brancas: R-c4, D-e6
Pretas: R-c7
Exercício 3
Nas posições abaixo dizer se o rei preto encontra-se em xeque,
xeque-mate ou afogado.
Diagrama 11
Brancas: R-a8, D-h6
Pretas: R-a6
-- Página 15
Diagrama 12
Brancas: R-c3, D-h1
Pretas: R-c1
Diagrama 13
Brancas: R-c6, D-e6
Pretas: R-d8
Diagrama 14
Brancas: R-f3, D-g3
Pretas: R-h3
Diagrama 15
Brancas: R-b3, D-b7
Pretas: R-a8
-- Página 16
Diagrama 16
Brancas: R-b7, D-f2
Pretas: R-f8
Diagrama 17
Brancas: R-g6, D-h7
Pretas: R-h8
-- Página 17
Exercício 4
Nos diagrama 18, 19 e 20, as brancas jogam e dão xeque-mate em um
lance, como?
Diagrama 18
Brancas: R-a6, D-h7
Pretas: R-b8
Diagrama 19
Brancas: R-c4, D-b8
Pretas: R-a4
Diagrama 20
Brancas: R-f3, D-g8
Pretas: R-h1
-- Página 18
COMO ANOTAR
Anotar o lance tem como função descrever o movimento da peça
sobre o tabuleiro. Esta
anotação pode ser feita em duas colunas: na direita o lance das
pretas e na esquerda o lance
branco. Cada lance é devidamente numerado.
Brancas - Pretas
1 - ..... , .....
2 - ..... , .....
3 - ..... , .....
A partir dessa ordem os lances são anotados um a um. Para anotarmos
o lance, primeiro
utilizamos a inicial maiúscula da peça que será movimentada,
seguida da denominação da
casa onde ela ficará.
Exemplo:
Brancas - Pretas
1 - R-e4
Sendo que R é a inicial da peça movimentada e e4 é a casa para
onde a peça foi.
Observação: A única peça que não colocamos a inicial é o
peão. Neste caso utilizamos
somente a casa para onde este foi.
CONDUÇÃO DO REI PARA XEQUE-MATE (Rei e Dama x Rei)
O rei solitário não pode dar xeque-mate ao rei adversário, mas
com o auxílio da dama o
mate torna-se possível. O primeiro passo é conduzir o rei
adversário à margem do tabuleiro.
Diagrama 21
Brancas: R-d5, D-b4
Pretas: R-c7
Na posição do diagrama 21 o lance corresponde às brancas.
As pretas possuem somente 3 casa livres (c8, d8 e d7). As outras 5
estão ameaçadas ou
pela dama ou pelo rei. Agora as brancas jogaram 1.D-b5 retirando a casa
d7 das pretas.
-- Página 19
As pretas podem jogar o rei para c8 ou d8 e, para qualquer uma destas
respostas, as
brancas jogarão 2.R-d6.
Supondo que o Rei preto tenha ido para c8, a posição após o
lance das brancas será a
seguinte:
Diagrama 22
Brancas: R-d6, D-b5
Pretas: R-c8
Para as pretas só resta a casa d8, levando xeque-mate em lance com
3.D-d7. Jogando a
dama em b8 o resultado é o mesmo: xeque-mate.
No processo da condução do rei para uma das 28 casas marginais do
tabuleiro, o
enxadrista deve tomar cuidado para evitar empate por rei afogado.
Exercício 5
A partir da posição abaixo, as pretas podem dar xeque-mate de 5
maneiras diferentes,
quais?
Diagrama 23
Brancas: R-g3, D-b2
Pretas: R-h1
-- Página 20
Exercício 6
No diagrama abaixo, as brancas forçam xeque-mate em dois lances,
como?
Diagrama 24
Brancas: R-f6, D-f4
Pretas: R-e8
TORRE
Ela movimenta-se em colunas e filas quantas casas for possível.
Diagrama 25
A torre se encontra em d5. Ela pode ir, quantas casas quiser para os
lados, por e5, f5,g5,h5
ou por c5,b5,f5. Ou para cima em d6, d7 ou d8, ou para baixo em d4,
d3,d2 ou d1.
Uma torre situada no centro do tabuleiro pode atacar 14 casas. Com a
torre mais o rei
contra o rei solitário é possível dar xeque-mate.
Exemplo:
Diagrama 26
Brancas: R-e6, T-a6
Pretas: R-e8
Movimentando a torre para a casa a8 as brancas executam xeque-mate nas
pretas.
-- Página 21
Exercício 7
Resolva as posições seguintes:
Brancas jogam e dão xeque-mate em 1 lance.
Diagrama 27
Brancas: R-f6, T-a1
Pretas: R-f8
Diagrama 28
Brancas: R-f5, T-c8
Pretas: R-h5
Diagrama 29
Brancas: R-e3, T-c3
Pretas: R-e1
-- Página 22
CAPTURA DAS PEÇAS
Uma peça, quando situada no raio de ação da peça adversária,
pode ser capturada.
A captura consiste na retirada do tabuleiro da peça capturada.
Diagrama 30
Brancas: R-d5, T-e4
Pretas: R-f5, D-e8
No diagrama 30 a situação é a seguinte:
- A torre branca ataca a dama em e8 que está indefesa.
- As pretas ameaçam capturar a torre com a dama.
- O rei preto ameaça a torre em e4, porém a torre não pode ser
capturada pelo rei, pois o
rei branco está protegendo-a.
Nesta posição quem jogar primeiro levará vantagem. Caso o lance
seja das brancas, a
captura da dama é feita pela torre de e4. A peça capturada é
retirada do tabuleiro e a casa
e8, ocupada pela torre.
CONDUÇÃO DO REI PARA O XEQUE-MATE (Rei, Torre x Rei)
A princípio o território do rei adversário deve ser reduzido.
Digrama 31
Brancas: R-e4, T-d5
Pretas: R-f6
Enquanto a torre estiver em d5, o rei preto está preso, seu
movimento está reduzido a um
quadro de 3x4. A torre branca ataca as casas d8, d7, d6, e5, f5, g5 e
h5, impossibilitando a
fuga do rei.
-- Página 23
Movimentando a torre para e5, o quadro fica reduzido para 3x3.
1. T-e5 (brancas), R-g6 (pretas) (o quadro é 3x3)
2. T-f5 (brancas), R-h6 (pretas) (o quadro agora é de 2x3)
3. R-f4 (brancas), R-g6 (pretas)
4. R-g4 (brancas), R-h6 (pretas)
5. T-g5 (brancas), R-h7 (pretas)
(o quadro é de 1x3)
6. R-f5 (brancas), R-h6 (pretas)
7. R-f6 (brancas), R-h7 (pretas)
8. T-g6 (brancas), R-h8 (pretas)
9. R-f7 (brancas), R-h7 (pretas)
10. T-f6 (brancas), R-h8 (pretas)
11. T-h6 e xeque-mate
Podemos observar que:
- nos lances 1 e 2 a torre reduziu o campo de ação do rei preto.
- nos lances 3 e 4 o rei branco busca uma maior aproximação para
poder apoiar a torre.
- o lance 5 reduz definitivamente o rei para a margem do tabuleiro.
- os lances 6 e 7 buscam um melhor posicionamento do rei branco
evitando a fuga para g8,
g7 e g6.
- no lance 8, a torre reduz ainda mais as casas de fuga.
- no lance 10 ocorre uma perda de tempo obrigando o rei preto a voltar
para h8 para levar
xeque-mate com 11.T-h6.
BISPO
Os bispos percorrem as diagonais quantas casas for necessário.
Diagrama 32
O bispo está em d5, dessa maneira ele pode se deslocar por e6, f7,
g8, por c6, b7, a8, ou
por c4, b3, a2, ou ainda por e4, f3, g2, h1.
Cada jogador começa a partida com um par de bispos, um percorre
casas pretas e outro
casas brancas. O bispo no centro do tabuleiro ataca um total de 13
casas.
-- Página 24
Exercício 8
Solucione as posições seguintes:
As brancas jogam e dão mate em 1 lance
Diagrama 33
Brancas: R-h1, D-g6, B-h4
Pretas: R-h8
Diagrama 34
Brancas: R-a1, B-c6, B-d6, T-h3
Pretas: R-d8
Diagrama 35
Brancas: R-f6, B-g6, B-d6
Pretas: R-h6
Diagrama 36
Brancas: R-g3, B-f2, B-e2
Pretas: R-h1
-- Página 25
CAVALO
Os cavalos possuem um movimento particular bastante diferente das
demais peças. Para
simplificar, digamos que o cavalo anda uma casa como torre e uma casa
como bispo. O
cavalo é a única peça que salta sobre as outras.
Obs.: observe que se o cavalo sair de uma casa branca irá parar em
uma casa preta e viceversa.
Diagrama 37
Um cavalo na casa e5, conforme o diagrama 37, pode ir para 8 casas
diferentes (c6, d7,
f7,g6 g4, f3, d3 e c4). Quando o cavalo está em uma casa branca, o
próximo movimento o
levará para uma casa preta.
Exercício 9
a) Quais são as casas ameaçadas por um cavalo situado nas casas
abaixo:
h1
g1
f1
f2
f3
b) Em qual das casas do exercício anterior o cavalo é mais ativo?
c) Como podem as pretas executar xeque-mate em um lance na posição
abaixo?
(Diagrama 38)
Brancas: R-a1
Pretas: R-a3, B-a2, C-b4
-- Página 26
PEÃO
Peça de valor teórico reduzido mas de grande importância. Seu
movimento é limitado e
funciona, na maior parte das vezes, como um escudo para as outras
peças. O peão só anda
para a frente de casa em casa.
Quando ainda na posição inicial, ele pode pular duas casas.
Diagrama 39
Brancas: peão em e2 (pode se deslocar para e4)
Pretas: peão em e7 (pode se deslocar para e5)
Os peões não capturam as peças ao longo de seu movimento. A
captura é feita em
diagonal.
No diagrama 40, o peão em d3 pode capturar a torre ou o peão em
e4, mas não pode
capturar o cavalo.
Diagrama 40
Brancas: peão em d3
Pretas: B-e5, C-d4, T-c4
-- Página 27
Exercício 10
Considerando as posições abaixo, as pretas dispõem de duas
maneiras de dar xeque-mate,
quais?
a) Diagrama 41
Brancas: R-b4, a3, a3, a3
Pretas: R-b6, b5, a7, c6
b) Diagrama 42
Brancas: R-b1
Pretas: R-b3, b2, a3, c3
c) Diagrama 43
Brancas: R-e1
Pretas: R-e3, B-e2, d3, f3
-- Página 28
Revisando
Até agora já foram observados:
1. O tabuleiro: - posicionamento e denominação das casas.
2. Peças: - posição inicial.
3. Rei: - movimento e exemplo.
4. Dama: - movimento e exemplo.
5. Xeque: - definição e exemplos.
6. Xeque-mate: - definição e exemplos.
7. Rei afogado: - definição e exemplos.
8. Como anotar uma posição.
9. Como anotar os lances.
10. Condução do xeque-mate (Rei, Dama x Rei).
11. Torre: - movimento e exemplo.
12. Captura de peças.
13. Condução do xeque-mate (Rei, Torre x Rei).
14. Bispo: - movimento e exemplo.
15. Cavalo: - movimento e exemplo.
16. Peão: - movimento e exemplo
Estes conhecimentos são essenciais para se jogar uma partida. Além
desses 16 assuntos
abordados, existem mais 3 que serão explicados a seguir.
PROMOÇÃO OU COROAÇÃO
Apesar de suas limitações o peão pode Ter seu valor ampliado
quando chega à última
casa.
Como sabemos, o peão não volta, anda sempre para frente, após
chegar à última casa
dizemos que foi promovido. A promoção é a troca de peão por
outra peça que seja dama,
torre, bispo ou cavalo.
Diagrama 44
Brancas: peão em d7
Pretas: peão em g2
O peão em d7 quando chegar a d8 pode ser trocado por dama, torre,
cavalo ou bispo. O
mesmo acontece com o peão preto em g2.
Após a promoção, a peça deixa de ser peão e tem seus
movimentos correspondentes à
peça promovida. Na maior parte dos casos, o jogador troca o peão por
uma dama, pelo seu
valor, embora existam situações em que a promoção por peça
menor se faz necessária.
-- Página 29
No diagrama 45 as brancas estão para levar xeque-mate em um lance
(1...D-b2++).
Diagrama 45
Brancas: R-b1, C-b3, T-c1, a1, b7, c2, c6
Pretas: R-a6, D-c3, a3, a7, b5, b6
Não existe maneira de defender a casa b2 e, caso as brancas promovam
o peão por uma
dama, o xeque-mate é inevitável. As brancas, apesar da situação,
conseguem vencer a
partida. De que maneira?
EN PASSANT
Antigamente o peão andava sempre de casa em casa. Algum tempo depois
foi permitido
que os peões em sua posição inicial, andassem duas casas. Quando
um peão em sua casa de
origem anda duas casas e fica ao lado de um peão adversário, este
pode capturá-lo como se
houvesse simplesmente andado uma casa.
Diagrama 46
Brancas: d5
Pretas: e5
Diagrama 47
Brancas: e6
Pretas: e5
O peão branco captura o peão preto.
A captura por "en passant" (de passagem) deve ser executada
imediatamente ao avanço do
peão adversário.
-- Página 30
ROQUE
O último movimento diferente dos demais é o roque. São dois
lances em um. O roque é
realizado com uma das torres e o rei. Para a realização do roque é
importante observar que
só é possível executá-lo quando:
1) O rei e a torre do lado escolhido para o roque não foram
movimentados.
2) Não houver peças entre o rei e a torre.
3) O rei não estiver em xeque.
4) As casas em que o rei for passar não estiverem ameaçadas.
5) O rei, ao tocar, não terminar em xeque.
O roque é feito da seguinte maneira:
- O rei anda duas casas em direção à torre.
- A torre pula o rei e ocupa a casa ao lado do rei.
ROQUE PEQUENO:
Antes
Diagrama 48
Brancas: R-e1, T-h1
Depois
Diagrama 49
Brancas: R-g1, T-f1
-- Página 31
ROQUE GRANDE
Antes:
Diagrama 50
Brancas: R-e1, T-a1
Depois
Diagrama 51
Brancas: R-c1, T-d1
O roque pode ser feito para o lado do rei (roque pequeno, diagramas 48
e 49) ou para o
lado da dama (roque grande, diagramas 50 e 51).
Obs.: Tanto para as pretas como para as brancas, só é permitido
fazer o roque uma vez e
após executá-lo tudo prossegue normalmente.
Exercícios 11
Resolva os diagramas seguintes:
a) Brancas jogam e conseguem vantagem material.
Diagrama 52
Brancas: R-b1, a2, b2, c2, f7
Pretas: R-h7, D-h7, g7, h6
-- Página 32
Diagrama 53
Brancas: R-h6, d7, e6
Pretas: R-b7, T-a8, h7
Diagrama 54
Brancas: R-a5, a4, b4, d7
Pretas: R-b7, D-c6
Na posição abaixo as brancas jogaram o peão em e4. Este lance
foi bom? Por que?
Diagrama 55
Brancas: R-d2, D-f2, d3, e2, f3
Pretas: R-f5, D-d5, d4, f4
c) Você está com as peças brancas e deseja fazer o roque
pequeno.
Faça as seguintes considerações sobre o rei e a torre branca:
1) Encontram-se em suas casas iniciais (rei em e1 e a torre em h1);
2) Não foram movimentados;
3) Não existem peças entre eles;
4) O rei não está em xeque;
5) Existe um cavalo preto em e3.
Agora responda:
As brancas podem fazer roque pequeno? Sim ou Não. Justifique.
-- Página 33
d) Nos diagramas 56 a 60, as brancas jogam e dão xeque-mate em um
lance.
Diagrama 56
Brancas: R-f7, B-e7
Pretas: R-h8, h7
Diagrama 57
Brancas: R-e1, B-d5, b6, c6
Pretas: R-a8
Diagrama 58
Brancas: R-h3, T-a8
Pretas: R-h5, T-g4, g5, g6
Diagrama 59
Brancas: R-c3, C-c7, b3
Pretas: R-a3, a2
-- Página 34
Diagrama 60
Brancas: R-e1, T-h1, B-a4
Pretas: R-b1, a2, T-b2, D-a8
-- Página 35
Agora que você concluiu o Módulo 1, já está pronto para fazer
o Teste do Peão. Responda
todas as questões com muito cuidado.
E receba o seu Diploma do Peão.
Após o estudo do Módulo 1 deste livro e obtenção do Diploma do
Peão, você está apto a
entrar no Módulo 2. Depois do estudo deste módulo você
encontrará o Teste da Torre.
Uma vez que você consiga o Diploma do Peão e o Diploma da Torre,
você poderá entrar
no Módulo 3 de nosso curso e fazer o Teste do Rei.
Se for bem sucedido, receberá o Diploma do Rei.
Muito bem, mãos à obra e boa sorte!
-- Página 37
TESTE DO PEÃO
1. O TABULEIRO
Diagrama 61
Casas brancas: h5, g6, h7, f7, g8, e8
Casas pretas: h6, g7, h8, f8
a) Complete o nome das casas.
b) Qual é a cor da diagonal a7 - b8?
c) Qual o nome das casas onde estão situadas inicialmente as
seguintes peças:
Brancas: Rei, Torres, Dama
Pretas: Cavalos, Rei, Dama
2. PEÇAS (MOVIMENTO E CAPTURAS)
Diagrama 62
Brancas: T-a1, C-b1, B-c1, D-d1, R-e1, T-h1, a2, b2, c2, d2, f2, g2,
h2, C-f3, e4, B-b5
Pretas: T-a8, B-b8, D-d8, R-e8, B-f8, C-g8, T-h8, a7, b7, c7, d7, f7,
g7, h7, C-c6, e5
a) Quais as capturas que existem nesta posição?
b) O que você capturaria?
-- Página 38
3. XEQUE
Diagrama 63
Brancas: T-a1, R-g1, b2, c2, f2, g2, h2, d3, D-d4, e4, C-e7
Pretas: R-c8, T-d8, a7, b7,c7, e8, f8, D-g5, C-h5, h4, h3
a) Escreva o nome da peça que está dando cheque e mostre qual é.
b) Indique a única casa em que o rei pode escapar do xeque.
4. XEQUE
Diagrama 64
Brancas: T-d1, T-f1, R-g1, b2, c2, C-d2, f2, h2, B-c4
Pretas: R-b8, T-d8, b7, c7, T-h7, a6, f6, e5, h4
a) Indique todos os xeques possíveis nesta posição.
b) Conhecendo todos os xeques, selecione o único que não
acarretará perda material para
as pretas.
-- Página 39
5. XEQUE-MATE
Diagrama 65
Brancas: T-a1, D-d1, R-e1, B-f1, T-h1, a2, b2, c2, C-e2, f2, h2, g3
Pretas: T-a8, D-d8, T-e8, R-g8, a7, c7, f7, g7, h7, b6, B-c5, C-g5
a) Mostre como as pretas podem dar xeque-mate em um lance.
6. XEQUE-MATE
Diagrama 66
Brancas: R-f1, f2, h2, b3, C-f3, B-e7, T-d8
Pretas: T-g8, R-h8, f7, g6, C-h6, T-c2
a) Como as brancas podem dar mate em dois lances?
7. ROQUE
Diagrama 67
Brancas: T-a1, R-e1, T-h1, a2, b2, f2, h2, D-b3, c3, g3
Pretas: T-a8, R-d8, T-h8, e7, B-b7, c7, g7, h7 b6, D-g6
Analise a posição do Diagrama 67 e responda se as brancas e as
pretas podem fazer o
roque, e qual, se o pequeno ou o grande roque.
-- Página 40
8. ROQUE
Diagrama 68
Brancas: T-a1, B-c1, D-d1, T-f1, R-g1, a2, f2, g2, h2, C-c3, C-f3,
B-c4, d4
Pretas: T-a8, B-c8, D-d8, R-e8, T-h8, a7, b7, c7, f7, g7, h7, B-b6,
C-c6, C-f6, e5
Como as brancas podem impedir o rei preto de "rocar", ficando,
assim, centralizado e
sujeito a ataques das brancas?
9. EN PASSANT
Diagrama 69
Brancas: D-b2, R-c3, d4
Pretas: R-a5, b5, B-e5, a4, e4, T-d1
As brancas acabaram de jogar 1.d4 para escapar do xeque do bispo preto.
Como as pretas
podem dar xeque-mate em um lance?
-- Página 41
10. PROMOÇÃO
Diagrama 70
Brancas: R-c2, g7
Pretas: R-a1
Você está com as brancas e acabou de avançar o peão para g8.
Qual a peça escolherá para
a promoção? Cavalo, bispo, torre ou dama?
-- Página 44
Respostas dos exercícios
Módulo 1
Exercício 1 - pág. 11
Diagrama 4 - a.8, d7, f6, c5, b4, e4, g3, d2 e h1
Exercício 2 - pág. 11
Rei branco - e1
Dama preta - d8
Bispos brancos - c1 e f1
Exercícios 3 - págs. 14, 15 e 16
a) Diagrama 11 - xeque
b) Diagrama 12 - xeque-mate
c) Diagrama 13 - afogado
d) Diagrama 14 - xeque-mate
e) Diagrama 15 - xeque
f) Diagrama 16 - xeque
g) Diagrama 17 - xeque-mate
Exercício 4 - pág. 17
a) Diagrama 18 - 1. D-b7++
b) Diagrama 19 - 1. D-b4++; 1. D-a8++; D-a7++
c) Diagrama 20 - 1. D-g2++
Exercício 5 - pág. 19
Diagrama 23 - 1. D-g2++; 1. D-h2++; 1. D-a1++; 1. D-b1++; 1. D-c1++
Exercício 6 - pág. 20
Diagrama 24 - 1. D-c7, R-f8; 2. D-f7++
Exercício 7 - pág. 21
a) Diagrama 27 - 1. T-a8++
b) Diagrama 28 - 1. T-h8++
c) Diagrama 29 - 1. T-c1++
Exercício 8 - págs. 23 e 24
a) Diagrama 33 - 1. B-f6++
b) Diagrama 34 - 1. T-h8++
c) Diagrama 35 - 1. B-f8++ ou 1. B-f4++
d) Diagrama 36 - 1. B-f3++
Exercício 9 - pág. 25
a) h1 - 2; g1 - 3; f1 - 4; f2 - 6; f3 - 8
b) f3
c) Diagrama 38 - 1..., C-c2++
Exercício 10 - pág. 27
a) Diagrama 41 - 1..., a5++ ou 1..., c5++
b) Diagrama 42 - 1..., a2++ ou 1..., c2++
c) Diagrama 43 - 1..., d2++ ou 1..., f2++
Diagrama 45 - pág. 29 - 1.b8 - C++
Avançando o peão até b8 e promovendo o Cavalo dando xeque-mate
Exercício 11 - págs. 31, 32, 33 e 34
a) Diagrama 52 - 1. f8 - C+ capturando a Dama em seguida.
Diagrama 53 - 1. e7 e o peão será promovido
Diagrama 54 - 1. d8 - C+ capturando a dama no próximo lance
b) Diagrama 55 - Não, as pretas capturam o peão com d ou fxe3 en
passant e a Dama no
próximo lance.
c) Não. O Cavalo preto em e3 impede o Rei branco de passar pela casa
f1 para rocar.
d) Diagrama 56 - 1. B-f6++
Diagrama 57 - 1. c7++
Diagrama 58 - 1. T-h8++
Diagrama 59 - 1. C-b5++
Diagrama 60 - 1. 0-0++
Final do Módulo 1
Xadrez: primeiros passos - módulo 2
Augusto Tirado e Wilson da Silva
Fundepar
19 edição
Curitiba
1994
Texto proveniente de:
Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná
http://www.pr.gov.br/bpp
e-mail
: braille@pr.gov.br
Permitido o uso apenas para fins educacionais de pessoas com
deficiência visual.
Texto-base digitalizado por Sueli Ducat.
Este material não pode ser utilizado com fins comerciais.
Xadrez: primeiros passos
-- Página 1
APRESENTAÇÃO
O Projeto "Ensino do Xadrez nas Escolas Públicas Estaduais",
promovido pela
FUNDEPAR/SEED, desenvolve-se em todo o Estado do Paraná através da
oferta de cursos
de capacitação de professores, da distribuição de tabuleiros e
jogos às escolas e, agora, por
meio da edição deste material instrucional.
Este livro, constituído de 3 MÓDULOS visa contribuir para que o
educador possa
organizar, na escola, um programa sistematizado com base numa
fundamentação teóricometodológica. Seus autores, conhecedores da área e experientes
professores do xadrez nas
escolas, basearam-se em experiências da Holanda e França, incluindo
nesta obra gravuras,
diagramas e muitos exercícios.
Por outro lado, este material pode ser considerado também um
instrumento de capacitação
à distância que irá responder a uma das preocupações
fundamentais do ensino na
atualidade: possibilitar ao aluno progredir segundo seu próprio ritmo
e motivação pessoal.
A diplomação para cada um dos módulos serve como incentivo ao
aprimoramento do
estudo e constitui um desafio para o alcance de etapas posteriores.
Por ser um trabalho inédito, servirá a todos aqueles que procuram
técnicas eficazes para a
transmissão do ensino do xadrez.
Mais uma vez, o Governo do Estado do Paraná investe em alternativas
que ajudam a
elevar a qualidade do ensino e a valorizar a escola pública.
Maurício Requião de Mello e Silva
-- Página 2
Este livro é dedicado à memória do professor Guilherme Lacerda
Braga Sobrinho,
benemérito do xadrez brasileiro e incentivador do ensino do xadrez nas
escolas do Paraná.
-- Página 4
MÓDULO 2
O DIPLOMA DA TORRE
Valor comparativo das peças - 6
Um pouco mais sobre anotação - 6
Casos de empate - 6
1. Empate por comum acordo - 6
2 Empate por falta de material - 7
3. Empate por Rei afogado - 8
4. Empate por xeque perpétuo - 8
5. Empate por tripla repetição - 9
6. Empate pela regra dos cinqüenta lances - 10
Centro - 11
Iniciando a partida - 11
Temas de combinação - 12
1. Ataque duplo - 12
2. Xeque descoberto - 12
3. Cravada - 16
Cravada absoluta - 16
Cravada relativa - 17
4. Raio x - 19
5. Desvio - 20
6. Atração - 21
7. Interceptação -23
8. Peça sobrecarregada - 25
O sacrifício - 27
O falso sacrifício - 27
Teste da Torre - 29
Respostas dos exercícios - 35
-- Página 5
MÓDULO 2
O Diploma da Torre
-- Página 6
VALOR COMPARATIVO DAS PEÇAS
Atribui-se às peças um valor numérico:
Dama - 9 pontos
Torre - 5 pontos
Bispo - 3 pontos
Cavalo - 3 pontos
Peão - 1 ponto
Estes valores não são absolutos e os utilizamos como referencial
para trocas. Exoistem
casos em que um peão pode valer mais que um bispo ou até uma dama,
na maior parte dos
casos esses valores prevalecem.
UM POUCO MAIS SOBRE NOTAÇÃO
Para descrever determinados movimentos ou situações existem,
sinais que são utilizados
para notação.
Sinais convencionais:
0-0 (roque pequeno)
0-0-0 (roque grande)
x (captura)
+ (xeque)
++ - (xeque-mate)
ep (en passant)
= (promoção)
CASOS DE EMPATE
Ocorrem situações em que a partida de xadrez termina empatada.
Nesses casos cada
jogador recebe meio ponto (1/2 - 1/2); (1-0) se o branco ganha, e
(0-1) se a vitória for das
negras.
Existem seis maneiras da partida acabar empatada:
1 - EMPATE POR COMUM ACORDO
Ocorre quando um jogador, durante a partida, oferece o empate e seu
adversário o aceita.
Diagrama 71
Brancas: R-f1, T-d1
Pretas: R-f8, T-c8
-- Página 7
No diagrama 71 as brancas (o jogador das brancas) propuseram o empate
e as pretas (o
jogador das pretas) aceitaram. Este caso de empate é muito comum
quando as chances de
vitória esgotaram-se e a posição está equilibrada.
2 - EMPATE POR FALTA DE MATERIAL
Nesta situação, o xeque-mate não é possível porque o jogador
não possui peças
suficientes. Nos diagramas 72, 73 e 74, as brancas não possuem
material para o mate.
Diagrama 72
Brancas: R-b7
Pretas: R-b5
Diagrama 73
Brancas: R-e7, B-f7
Pretas: R-h7
Diagrama 74
Brancas: R-b2, C-d3
Pretas: R-f3
-- Página 8
3 - EMPATE POR AFOGAMENTO
Ocorre quando o jogador não se encontra em xeque e não pode fazer
nenhuma jogada. O
diagrama 75 mostra um empate por afogamento. As brancas não podem
mover o seu rei, e
seu peão está bloqueado pelo peão preto.
Diagrama 75
Brancas: R-h1, a4
Pretas: R-g3, T-g2, a5
4 - EMPATE POR XEQUE-PERPÉTUO
Nesta situação, o jogador não consegue escapar dos xeques
sucessivos que seu adversário
lhe aplica.
O xeque-perpétuo é um recurso que um jogador inferiorizado (que
está perdendo a
partida) usa para salvar-se. No diagrama 76, as pretas têm um bispo e
um peão a mais, mas
não conseguem ganhar o jogo. O lance é das brancas que jogam T-g6+,
que não pode ser
capturada nem pelo rei e nem pelo peão, pois deixarão as brancas
afogadas. As pretas
moverão seu rei para h5 (diagrama 77) e as pretas tornarão a dar
xeque, jogando sua torre
em g5 e a partida empatará por xeque perpétuo ou afogamento.
Diagrama 76
Brancas: R-h1, T-g7
Pretas: R-h6, B-b6, T-b2, h7
-- Página 9
Diagrama 77
Brancas: R-h1, T-g6
Pretas: R-h5, B-b6, T-b2, h7
EMPATE PELA TRIPLA REPETIÇÃO
Neste caso, o empate é bastante parecido com o perpétuo. No
diagrama 78, as brancas
estão com uma torre a mais e existe ainda a ameaça de mate,
movendo-se a torre de e8 para
a8. As pretas conseguem o empate jogando D-h5+.
Ao rei branco só resta a fuga para g1 (diagrama 79). As pretas
prosseguem jogando D-d1+
e o rei branco vai para h2. A posição inicial repetiu-se pela
segunda vez (diagrama 78).
Antes de completar o lance que fará a posição repetir-se pela
terceira vez, o jogador das
pretas deverá anunciá-lo ao seu adversário.
Diagrama 78
Brancas: R-h2, D-f8, T-e8, f2, g2, g3
Pretas: R-a7, D-d1, b6, b7, c7
Diagrama 79
Brancas: R-g1, D-f8, T-e8, f2, g2, g3
Pretas: R-a7, D-h5, b6, b7, c7
-- Página 10
6 - EMPATE PELA REGRA DOS CINQÜENTA LANCES
Se durante a partida for provado que 50 lances foram feitos sem que
ocorram capturas ou
movimentos de peão, a partida estará empatada.
Exercício 12
a) Você tem as brancas e seu adversário acabou de propor o empate.
Você aceitaria? Sim
ou não? Justifique.
Diagrama 80
Brancas: R-g1, D-d3, B-c2, T-a1, f2, g3, h2
Pretas: R-g8, D-h3, C-e7, f3, f7, g7, h6
b) No diagrama 81 as brancas têm inferioridade em material, mas
conseguem o empate.
Mostre como.
Diagrama 81
Brancas: R-a1, T-h1, a2
Pretas: R-h8, C-a3, T-g7, T-g8, c3, h7
c) Você tem as brancas. Qual o melhor lance? Por que?
Diagrama 82
Brancas: R-c5, T-h3, c6
Pretas: R-b8, T-c8, T-d6, c7
d) No diagrama 83 as brancas conseguem o empate. Você pode mostrar
como?
-- Página 11
Diagrama 83
Brancas: R-e2, B-a3, C-c3
Pretas: R-d6, D-b6, c5
CENTRO
Composto pelas casas e4, e5, d4 e d5, o "centro" é um setor
importante do tabuleiro.
Diagrama 84
Casas brancas: d5, e4
Casa pretas: d4, e5
O domínio do centro dá grande vantagem para quem o conquistou.
Quando as peças estão
situadas no centro, exercem um amplo raio de ação.
Observe o quadro abaixo e veja como nas casas centrais o raio de
ação (mobilidade) das
peças aumentam.
Número de casas a que se pode ir quando se está em:
"e4": Dama - 27, Torre - 14, Bispo - 13, Cavalo - 8, Rei - 8
"f6": Dama - 25, Torre - 14, Bispo - 11, Cavalo - 8, Rei - 8
"b2": Dama - 23, Torre - 14, Bispo - 9, Cavalo - 3, Rei - 8
"h1": Dama - 21, Torre - 14, Bispo - 7, Cavalo - 2, Rei - 3
INICIANDO A PARTIDA
No xadrez você inicia com 16 peças, cada qual com
características distintas. Todas as
peças são importantes. Jogar xadrez significa utilizar todas as
peças de forma harmônica, a
fim de alcançar o objetivo maior, o xeque-mate.
Ao iniciar uma partida, as únicas peças que podem ser movimentadas
na abertura são:
peões e cavalos.
-- Página 12
Quando os peões do rei e da dama se movem. Abrem caminhos para os
bispos e a dama
que atacam as casas centrais.
Diagrama 85
Brancas: as peças nas casas iniciais com exceção dos peões
centrais - que inicialmente
estavam em d2 e e2 (na frente do Rei e da Dama) e que se deslocaram para
d4 e e4
(andaram inicialmente duas casas). Sendo que o peão que está em d4
pode capturar as peças
que chegarem às casas c5 e e5, e o peão que está em e5 captura nas
casas d5 e f5. Desta
maneira, as casas c5, d5, e5 e f5 estarão protegidas.
Na defesa os peões protegem o rei e as outras peças.
No início do jogo deve ser evitado mover muitos peões laterais.
Cada peão avançado
enfraquece a posição. Os movimentos de peões recomendados na
abertura são os peões
correspondentes às colunas e e d. Por serem as peças mais fracas do
jogo, os peões
necessitam do apoio das outras peças para avançar; caso contrário,
serão facilmente
capturados.
Observe no diagrama 85 como o movimento inicial dos peões centrais
libera os bispos.
Para colocar os cavalos em jogo, devem-se buscar as casas centrais pois,
como já foi visto,
nelas possuem maior raio de ação.
Nos movimentos iniciais é importante observarmos algumas regras:
Primeiro: domínio do centro.
Segundo: Desenvolvimento das peças.
Terceiro: Roque.
TEMAS DE COMBINAÇÃO
"Combinação" é uma seqüência de lances que um jogador
desenvolve para conseguir
algum tipo de vantagem. Quando jogamos com alguém, não devemos
esperar que as peças
adversárias sejam capturadas sem esforço. Veja agora os temas mais
comuns:
1 - ATAQUE DUPLO
Este é um dos temas que acontecem com muita freqüência nas
partidas de xadrez. "Ataque
duplo" é a denominação dada a um ataque a duas peças
adversárias por uma peça de menor
valor.
No diagrama 86 o cavalo branco ataca ao mesmo tempo o rei e a torre.
Quando o ataque
duplo envolve o rei como nesta situação, a perda material é
inevitável.
Diagrama 86
Brancas: R-e1, C-c7
Pretas: R-e8, T-a8
-- Página 13
A situação do diagrama 87 não é muito diferente do anterior.
Agora a peça atacante é um
bispo. Como as pretas estão em xeque, elas devem mover o rei, perdendo
a torre em
seguida.
Diagrama 87
Brancas: R-e1, B-c6
Pretas: R-e8, T-a8
Exercício 13
Resolva as posições seguintes: Brancas jogam e ganham material
a) Diagrama 88
Brancas: R-g1, B-b7, a4, f2, g2, h2
Pretas: R-g8, T-b3, a5, b4, e5, g7, h7
b) Diagrama 89
Brancas: R-g1, C-c6, f2, g3, h2
Pretas: R-g8, D-d5, g7, h7, h3
-- Página 14
Diagrama 90
Brancas: R-d4, T-d2, T-d1, f2, g3, h2
Pretas: R-g8, T-c6, T-e6, c7, d6, g7, h7
Diagrama 91
Brancas: R-b1, a3, b2, c5, d7
Pretas: R-b7, T-e6, a4, b3, c7
Diagrama 92
Brancas: R-h2, B-c8
Pretas: R-h7, T-b1
2 - XEQUE DESCOBERTO
O ataque (xeque) descoberto é outra forma de ataque duplo.
Na posição do diagrama 93, a torre ameaça indiretamente o rei
preto. Após a retirada do
bispo para a casa e4, o rei encontra-se em xeque e está obrigado a
sair do raio de ação da
torre, perdendo assim a dama em c6 (diagrama 94).
-- Página 15
Diagrama 93
Brancas: R-h1, B-g6, T-g2
Pretas: R-g8, D-c6
Diagrama 94
Brancas: R-h1, B-e4, T-g2
Pretas: R-g8, D-c6
Exercício 14
1) Resolva as posições:
a) Brancas jogam e ganham material.
Diagrama 95
Brancas: R-g1, B-b2, C-f6
Pretas: R-g7, D-c7
b) As pretas jogam e ganham material
Diagrama 96
Brancas: R-e1, T-a1, B-c2, b2
Pretas: R-e8, B-a5, T-b4
-- Página 16
c) No diagrama 97 as brancas jogaram a dama na casa e8, ameaçando o
rei adversário.
Este foi um bom lance? Por quê?
Diagrama 97
Brancas: R-e1, D-e8, T-h1, h2
Pretas: R-h8, B-h4, T-f2, g7, h6
3 - CRAVADA DE PEÇAS
Diagrama 98
Brancas: R-g1, B-g2, B-e5, T-e2, h2
Pretas: R-a1, C-f6, T-d4, T-h8, d5, f7, g6, h7
No diagrama 98 as pretas apesar da vantagem material nada podem fazer
contra a ameaça
de captura da torre em d4 e do cavalo em f6. A torre em d4 não pode
ser retirada, pois o rei
ficaria ameaçado, e o cavalo em f6 não pode ser retirado, pois
deixaria a torre em h8
desprotegida. A cravada de peças visa à imobilização da peça
adversária ou à vantagem
material.
CRAVADA ABSOLUTA
É quando o rei está atrás da peça cravada. As pretas não
podem mover o seu bispo de e5,
por deixar o rei de e8 em xeque pela torre branca de e1 (Diagrama 99).
Diagrama 99
Brancas: R-g1, T-e1
Pretas: R-e8, B-e5
-- Página 17
CRAVADA RELATIVA
É quando outra peça, fora o rei, encontra-se atrás da peça
cravada.
A torre preta encontra-se cravada, movendo-se, o bispo de h1 captura a
dama preta de a8.
Diagrama 100
Brancas: R-g1, B-g2, T-f1, f2, g3, h2
Pretas: R-e8, D-a8, T-e4
Exercício 15
As brancas jogam e ganham material
a) Diagrama 101
Brancas: R-e1, B-f1, T-h1, d4, f2, g2, h2
Pretas: R-e8, C-c6, T-h8, a7, b6, c7, f7, g7, h7
b) Diagrama 102
Brancas: R-g1, Tf1, f2, g2, h2
Pretas: R-e8, B-e5, T-f8, f5, g6, h7
-- Página 18
c) Diagrama 103
Brancas: R-c1, B-g2, a2, b2, f2, g3, h2
Pretas: R-c8, T-f5, f7, f6, a6, b7, c7
d) Diagrama 104
Brancas: R-b4, B-e2, a5, f5
Pretas: R-a8, T-c6, a6, b6, c7
e) Diagrama 105
Brancas: R-g1, T-d1, B-d3, B-f6, f2, g2, h2
Pretas: T-a8, R-c8, D-d7, a7, b7, c7, f7
f) Diagrama 106
Brancas: R-g1, B-g2, D-g4, f2, g3, b3, f6
Pretas: R-a8, T-b7, B-d6, D-g6, a7, f7, g7, b6
-- Página 19
4 - RAIO X
O "raio x" nada mais é do que uma cravada ao inverso. Na
cravada, uma peça ameaça
duas peças inimigas ao longo de uma linha em que exerce sua
influência, e a peça inimiga
de menor valor serve de escudo para a mais valiosa ( diagramas 98, 99 e
100).
No raio x, a peça de maior valor está diretamente ameaçada.
Deve-se retirá-la deixando a
peça de menor valor exposta à captura.
No diagrama 107, o rei de e4 leva xeque em e1 da torre branca de c1,
devendo retirar-se
para a coluna f ou d deixando, assim, a dama preta de e7 exposta à
captura.
Diagrama 107
Brancas: R-g1, T-c1
Pretas: R-e4, D-e7
No diagrama 108, as pretas jogam 1..., T-a1 ameaçando promover seu
peão em h1. A
resposta das brancas é forçada.
2. Txh2, T-a2+! As pretas ganham a torre branca através do raio x.
Diagrama 108
Brancas: R-c2, T-h7
Pretas: R-e8, T-h1, h2
Exercício 16
Jogam as brancas e ganham a dama preta.
Diagrama 109
Brancas: R-a1, T-b2, T-b3
Pretas: R-f8, D-g7
-- Página 20
5 - DESVIO
O "desvio" tem como objetivo "distrair" alguma peça
adversária que esteja executando
uma função importante.
Na posição do diagrama 110, a torre em d8 é desviada para a casa
f8, deixando a dama
sem proteção.
Para que o desvio seja forçado, deve haver algum tipo de ameaça.
Diagrama 110
Brancas: R-g1, D-c6, T-f1, T-c1, g2, h2
Pretas: R-h1, D-c7, T-b8, T-d8, g7, h7
Diagrama 111
Brancas: R-g1, D-c6, T-c1, g2, h2
Pretas: R-h8, D-d7, T-b8, T-f8, g7, h7
Exercício 17
Resolva as posições seguintes:
a) Brancas jogam e ganham
Diagrama 112
Brancas: R-g1, T-f1, B-c1, D-b3, h2, g2, e4, a3, b4
Pretas: R-g8, T-h8, T-a8, D-g7, h7, f7, b7, g6, c6, a6, e5
-- Página 21
b) Pretas jogam e ganham
Diagrama 113
Brancas: R-g1, B-f2, D-g3, T-d7, h2, g2, b2, a3
Pretas: R-g8, T-f8, T-e2, B-d3, a7, b7, g7, h7
c) Pretas jogam e ganham
Diagrama 114
Brancas: R-g1, D-f1, C-b1, T-a1, Tc2, h2, g2, f2, b2, a3
Pretas: R-g8, T-d8, B-b7, D-c6, B-c5, h7, g7, f7, f5, b4, a5
6 - ATRAÇÃO
Ocorre quando as peças são forçadas a ir para casas que não
oferecem segurança.
Diagrama 115
Brancas: R-g2, C-f2, B-a5
Pretas: R-f6, D-a1
No diagrama 115, as brancas jogam 1. B-c3+ atacando o rei e a dama
pretos. A resposta é
forçada 1..., Dxc3. Agora o rei e a dama pretos encontram-se em casas
perigosas. As
brancas jogam 2. C-e4+ que ataca simultaneamente o rei e a torre pretos.
-- Página 22
Diagrama 116
Brancas: R-g2, C-e4
Pretas: R-f6, D-c3
Através do sacrifício do bispo, a dama foi conduzida para a casa
c3 ficando sujeita ao
duplo em e4.
Exercício 18
a) Brancas jogam e ganham
Diagrama 117
Brancas: R-g1, D-d1, T-g3, b2, c2, f2, a3, d4, f6
Pretas: R-f8, T-c8, T-d7, D-c4, a7, f7, b6, d5
b) Pretas jogam e ganham
Diagrama 118
Brancas: R-b1, T-c1, D-f6, B-h6, a2, b2, c2, d4, g5
Pretas: R-g8, T-a8, B-a4, D-c4, f7, h7, b6, g6
c) Brancas jogam e ganham
Diagrama 119
Brancas: R-h1, T-e1, C-e4, T-e5, a2, b2, c2, d4, f2, g3, h2
Pretas: R-f8, T-a8, T-h8, B-d8, C-f3, f7, g7, b6, c5, d5, h3
-- Página 23
7 - INTERCEPTAÇÃO
A dama, torres e bispos são peças com um grande raio de ação,
podendo atacar ou
defender a longa distância. Na interceptação a idéia básica
é fazer com que uma peça
adversária limite o raio de ação de outra que tenha uma função
importante.
Nos diagramas 120 e 121, as brancas poderiam dar xeque-mate nas pretas
com o cavalo na
casa g6 ou f7, caso não houvesse a interferência do bispo e da torre
respectivamente. O raio
de ação do bispo coincide com a da torre na casa f5.
Diagrama 120
Brancas: R-h6, C-e5, B-d7, e7
Pretas: R-h8, T-f1, B-C2, h4
Diagrama 121
Brancas: R-h6, B-f5, C-e5, h7
Pretas: R-h1, T-f1, B-c2, h4
As brancas jogaram o bispo em f5 que é o ponto de interseção do
raio de ação do bispo
com a torre. Com o bispo branco em f5 as ameaças são:
1 Cg6++ ou 1 Cf7++
O bispo branco não pode ser capturado pelo bispo, pois este
interceptaria o raio de ação da
torre até a casa f7. Tampouco poderia ser capturado pela torre, porque
iria interferir na
proteção da casa g6 pelo bispo.
Exercício 19
a) Brancas jogam e ganham
Diagrama 122
Brancas: R-a5, a6, e3
Pretas: R-f5, B-h5
-- Página 24
b) Brancas jogam e ganham
Diagrama 123
Brancas: R-h1, T-f1, T-a6, B-b2, D-c3, c4, f5, g2, h2
Pretas: R-g8, T-a8, T-f8, D-g5, C-b4, a7, f7, g7, h7, c5
c) Brancas jogam e ganham
Diagrama 124
Brancas: R-h1, T-b1, B-b4, B-f3, C-d8, c7, f4, g2, h3
Pretas: R-a7, T-c7, B-g7, T-f6, B-b5, a6, g6, h7
d) Brancas jogam e ganham
Diagrama 125
Brancas: R-g6, B-g7, B-d7, D-c7, a3, b2, f6, g4, h3
Pretas: R-g8, T-a8, C-b8, T-e4, D-e3, B-b3, a7, b7, h6
-- Página 25
8 - PEÇA SOBRECARREGADA
Uma peça não defende com eficiência duas ou três peças
simultaneamente. Em situações
deste tipo, dizemos que a peça está "sobrecarregada".
Na posição do diagrama 126, podemos observar que a peça
sobrecarregada é o cavalo em
d7.
Diagrama 126
Brancas: R-g1, T-b1, B-e2, C-f3, g1, h1
Pretas: R-g8, T-b8, C-e5, C-d7, a7, f7, g7, h7
O cavalo de d7 defende a torre de b8 e o outro cavalo de e5, ambas
ameaçadas. Nesta
situação as brancas jogam Txb8+, trocando as torres. Para as pretas
não perderem a torre,
devem capturar a torre branca de b8 com o cavalo de d7, deixando o
cavalo de e5 indefeso.
Diagrama 127
Brancas: R-g1, B-e2, C-f3, T-b8, g2, h2
Pretas: R-g8, C-e5, C-d7, a7, f7, g7, h7
Exercício 20
Resolva as seguintes posições:
a) Diagrama 128
Brancas: R-g1, T-f1, B-g2, D-d4, b4, c3, e4, g3, h2
Pretas: R-g8, T-f8, T-h8, D-c7, h7, a6, b5, d6, e6, g6
-- Página 26
Qual das peças pretas está sobrecarregada?
Como podem as brancas tirarem proveito da peça sobrecarregada preta?
b) Diagrama 129
Brancas: R-h1, T-g1, T-e1, D-c2, B-g2, C-f3, C-g3, f2, a3, b3, h3, c4,
d5
Pretas: R-g8, T-f8, T-e8, B-b7, D-d7, C-e7, B-g7, h7, a6, d6, g6, b5,
c5
Qual a peça branca sobrecarregada?
Como as pretas podem tirar proveito da peça sobrecarregada branca?
c) Diagrama 130
Brancas: B-f3, C-e5, T-c4, R-b2
Pretas: R-a5, T-h4, C-g5, B-e7, c7
-- Página 27
Qual a peça branca sobrecarregada?
Como as pretas podem tirar proveito da peça sobrecarregada branca?
O SACRIFÍCIO
O "sacrifício" é a entrega de material, visando conseguir
vantagem mais tarde.
No diagrama 131 o branco dá mate em dois lances.
Diagrama 131
Brancas: R-f1, T-g1, T-h1, C-e7, f4
Pretas: R-h8, T-e8, T-f8, g7, h7
1 - Txh7+, Rxh7
2 - Th1++
O branco entregou deliberadamente uma torre para dar xeque-mate.
O FALSO SACRIFÍCIO
No diagrama 132 as pretas jogam 1..., Bd6+. À primeira vista, este
lance parece um
sacrifício. Mas 2 Rxd6, Rxf4 e as pretas trocaram um bispo por uma
torre (ganharam uma
qualidade). A jogada 1..., BD6+ foi um falso sacrifício.
Diagrama 132
Brancas: R-e5, T-f4
Pretas: R-g3, B-a3, a4
-- Página 28
TESTE DA TORRE - MÓDULO 2
Figura
-- TESTE DA TORRE
1 - ATAQUE DUPLO
Observe atentamente esta posição e tente descobrir por quê o
bispo negro não pode ocupar
nenhuma das casas assinaladas para escapar do ataque do cavalo:
Diagrama 133
Brancas: R-c2, C-f7, a3, c7
Pretas: R-c8, B-h8
Casas assinaladas: d4, f6, g7
2 - XEQUE DESCOBERTO
Como as brancas podem dar mate em um lance?
Diagrama 134
Brancas: R-h1, T-g1, B-g2, B-c3, C-h8, h1
Pretas: R-g8, T-f8, D-a8, B-e6, h5, h7
-- Página 30
3 - CRAVADA
Como as pretas podem ganhar material?
Diagrama 135
Brancas: R-h1, B-h4, C-e2, g2
Pretas: R-g7, T-d8, f7, g6
Mostre a seqüência
1 ... , ...
2 ... , ...
3 ... , ...
4 ... , ...
4 - RAIO X
Mostre como as pretas ganham a dama branca
Diagrama 136
Brancas: R-d1, D-e4
Pretas: R-c3, T-b2, T-h2
Mostre a seqüência
1 ... , ...
2 ... , ...
3 ... , ...
-- Página 31
Descubra o "mate em dois" para as brancas.
Diagrama 137
Brancas: R-g1, T-e1, D-b3, C-d8, a2, b2, f2, c3, g3
Pretas: R-f8, D-h3, T-d6, C-g5, g4, c5, b6, a7, g7, h7
Mostre a seqüência
1 ... , ...
2 ... , ...
6 - DESVIO
As brancas desejam desviar a atenção da dama negra da casa d8 para
poder entrar com sua
torre nesta casa dando mate.
Mas como conseguirão fazer isso?
Diagrama 138
Brancas: R-g1, T-d1, D-g2, a2, b2, f2
Pretas: R-g8, D-c7, T-a6, b4, e6, f7, g7, h7
Mostre a seqüência
1 ... , ...
2 ... , ...
3 ... , ...
-- Página 32
7 - INTERCEPTAÇÃO
As pretas jogam e dão mate. Descubra o lance chave.
Diagrama 139
Brancas: R-d1, D-h5, B-g5, T-f8, a2, g2
Pretas: R-a6, T-d4, C-g4, C-h6, d2, c3, d3, b6, a7
Mostre a seqüência
1 ... , ...
2 ... , ...
8 - CASOS DE EMPATE
Nesta posição o lance corresponde às pretas. Analise-a e
responda se é afogamento.
Diagrama 140
Brancas: R-f7, T-c4, T-e6d2, b3, f4
Pretas: R-d5, d3, c5, f5, a6
Resposta: ...
-- Página 33
9 CASOS DE EMPATE
O lance é das pretas. É afogamento?
Diagrama 141
Brancas: R-e6, D-b1, T-e1, T-h4, C-c6, B-h7, f2
Pretas: R-e4, B-f4, C-e2, C-d3, T-f5, f3
Resposta: ...
10 - CASOS DE EMPATE
Você tem as brancas e seu adversário acabou de propor o empate.
Você aceitaria sendo
que você tem o lance? Justifique:
Diagrama 142
Brancas: R-d5, C-e5, D-e6
Pretas: R-h8, D-a3, T-a8, T-b8, g7, h7
Resposta: ...
-- Página 34
Modelo de certificado
-- Página 35
RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS
Módulo 2
Exercício 12 - página 10
a) Diagrama 80 - Não, 1.Dd8++
b) Diagrama 81 - 1. Txh7+, Rxh7 empate por Rei afogado
c) Diagrama 82 - 1. Tb3+, Ra7; 2. Ta3+, Rb8; Tb3+ empate por xeque
perpétuo ou tripla
repetição.
d) Diagrama 83 - 1. Bxc5+, Rxc5; 2. Ca4+ ganhando a Dama ou 1..., Dx5;
2. Ce4+
ganhando a Dama.
Exercício 13 - página 13
a) Diagrama 88 - 1. Bd5+, Rei move e 2. Bxb3
b) Diagrama 89 - 1. Ce7+, Rei move e 2. Cxd5
c) Diagrama 90 - 1. Rd5 e o Rei captura uma das Torres
d) Diagrama 91 - 1. D8=C+, Rei move e 2. Cxe6
e) Diagrama 92 - 1. Bf5+, Rei move e Bxb1
Exercício 14 - página 15
a) Diagrama 95 - 1. Cd5+ ou 1. Ce8+
b) Diagrama 96 - 1..., Ta4+
c) Diagrama 97 - Não. Porque perde a Dama com 1..., Tf8+
Exercício 15 - página 17
a) Diagrama 101 - 1. Bb5 seguido de 2. D5
b) Diagrama 102 - 1. Te1 capturando o Bispo em seguida.
c) Diagrama 103 - 1. Bh3
d) Diagrama 104 - 1. Bf3
e) Diagrama 105 - 1. Bf5
f) Diagrama 106 - 1. Dc8+
Exercício 16 - página 19
a) Diagrama 109 - 1. Tb8+, Rei move; 2. Tb7+, Rei move; 3. Txg7
Exercício 17 - página 20
a) Diagrama 112 - 1. Bh6, Dxh6; 2. Df7++
b) Diagrama 113 - 1..., Te1+; 2. Bxe1, Tf1++
c) Diagrama 114 - 1..., Td1; 2. Dxd1, Dxg2++
Exercício 18 - página 22
a) Diagrama 117 - 1. Tg8+, Rxg8; 2. Dg4+, Rf8; 3. Dg7+, Re8; 4. Dg8++
b) Diagrama 118 - 1..., Dxa2+; 2. Rxa2, Bxc2++
c) Diagrama 119 - 1. Te8+, Rxe8; 2. Cf6+, Rf8; 3. Te8++
Exercício 19 - página 23
a) Diagrama 122 - 1. e4+, Rxe4; 2. a7
b) Diagrama 123 - 1.tg6, hxg6; 2. Dxg7++
c) Diagrama 124 - 1. Cc6+, Bxc6; 2. Bxc5+, Rb8; 3. e8=D+
d) Diagrama 125 - 1. Be6+, Bxe6; 2. Dd8++ ou 1..., Txe6, 2. Df7++
Exercício 20 - página 25
a) Diagrama 128 - O Rei. 1. Txf8+, Rxf8; 2. Dxh8+
b) Diagrama129 - O Bispo. 1. Txf3, Bxf3; 2. Dxh3++
c) Diagrama 130 - O Cavalo. 1..., Txc4; 2. Cxc4, Cxf3 ou 1..., Cxf3;
2. Cxf3, Txc4
Final do livro

 
A mensagem está pronta para ser enviada com os anexos de ficheiro ou ligação que se seguem:
XADREZ PRIMEIROS PASSOS - Augusto Tirado.txt

Nota: Para proteger de vírus de computador, os programas de correio de electrónico podem impedir o envio e a recepção de certos tipos de anexos de ficheiros. Verifique as definições de segurança de correio electrónico para determinar como são manipulados os anexos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário