domingo, 25 de maio de 2025

{clube-do-e-livro} Fiódor Dostoiévski - Recordações da casa dos mortos - Editora Sétimo Selo - mai. 2025 [Literatura russa - Romance]




Fiódor Dostoiévski - Recordações da casa dos mortos - Editora Sétimo Selo - mai. 2025 [Literatura russa - Romance]
Ao narrar a história de um assassino confesso condenado a trabalhos forçados, Dostoiévski reconstrói todo o mundo físico e psicológico de uma prisão da Sibéria, descrevendo com impiedoso realismo não só os dramas de um condenado — a fome e o frio, o trabalho pesado inutilmente realizado e os maus-tratos sofridos, a solidão e a privação de liberdade —, mas também os da condição humana em si. Inspirada nos quatro anos que o autor passou na prisão de Omsk, Recordações da casa dos mortos é a primeira grande obra do autor, da qual surgiriam mais tarde todos os seus grandes romances e personagens.
Dostoiévski viu o mundo. Descreveu-o magistralmente. Mas só apresentou o dinheiro miúdo do seu tesouro. Desembaraçou-se dele como quem atira o lastro. Uma vez realizado esse gesto, pôde tomar altura. Pôde desprender-se do pitoresco siberiano, esquecer os crânios rapados, as faces devastadas, as conversas ordinárias, para só pensar na lição inefável do presídio: transmitir o que aprendeu. E a vida inteira não lhe chegará para levar a cabo semelhante tarefa. — Henri Troyat
Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski (Moscou, 11 de novembro de 1821 - São Petersburgo, 9 de fevereiro de 1881) foi um escritor, filósofo e jornalista do Império Russo. É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores "psicólogos" que já existiram (na acepção mais ampla do termo, como investigadores da psiquê).
Após o término de sua formação acadêmica como engenheiro, Dostoiévski trabalhou integralmente como escritor, produzindo romances, novelas, contos, memórias, escritos jornalísticos e escritos críticos. Além disso, atuou como editor em revistas próprias, como preceptor e participou de atividades políticas. Suas obras mais importantes foram as literárias, nas quais abordou, entre outros temas, o significado do sofrimento e da culpa, o livre-arbítrio, o cristianismo, o racionalismo, o niilismo, a pobreza, a violência, o assassinato, o altruísmo, além de analisar transtornos mentais, muitas vezes ligados à humilhação, ao isolamento, ao sadismo, ao masoquismo e ao suicídio. Pela retratação filosófica e psicológica profunda e atemporal dessas questões, seus escritos são comumente chamados de romances filosóficos e romances psicológicos.


De: Roseli Fuchs Botta <

--

--
--
Seja bem vindo ao Clube do e-livro
 
Não esqueça de mandar seus links para lista .
Boas Leituras e obrigado por participar do nosso grupo.
==========================================================
Conheça nosso grupo Cotidiano:
http://groups.google.com.br/group/cotidiano
 
Muitos arquivos e filmes.
==========================================================
 
 
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "clube do e-livro" em Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para clube-do-e-livro@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para clube-do-e-livro-unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com.br/group/clube-do-e-
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "clube do e-livro" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para clube-do-e-livro+unsubscribe@googlegroups.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/clube-do-e-livro/CAB5YKhmFu8cyQ8oncRmLH27mjeyYjznLQamVMPYBV2d61U-b5A%40mail.gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário